Infarmed abre concurso para posto farmacêutico móvel para Almagreira


O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, está a promover um concurso público para instalar um posto farmacêutico móvel em Almagreira, freguesia do concelho de Pombal. A iniciativa surge depois da deslocalização da única farmácia existente na localidade e que chegou a provocar a intervenção dos deputados da Assembleia da República.

De acordo com o Infarmed, ao concurso poderão concorrer as farmácias do concelho de Pombal e limítrofes, podendo as candidaturas serem apresentadas num prazo de 15 dias. Um dos formalismos será a apresentação de uma planta topográfica indicando o local onde se pretende a instalação do posto farmacêutico, bem como as farmácias, outros postos farmacêuticos ou de medicamentos, centros de saúde, extensão ou estabelecimento hospitalar mais próximos.

A abertura do referido postos farmacêutico vem ao encontro do anseio da população local que se manifestou contra o encerramento da farmácia Leal Soares.

Há cerca de nove meses, perante a degradação da Extensão do Centro de Saúde de Almagreira e face às constantes notícias sobre o seu alegado encerramento, um cenário actualmente posto de parte, Maria Licínia Leal Soares pediu a transferência da sua farmácia para a freguesia vizinha do Louriçal. «Foi essa a única e simplesmente a razão, já que a sustentabilidade do negócio estava comprometida», explica a farmacêutica, acrescentando que «os clientes diminuíram e tinha de assegurar os postos de trabalho».

Contudo, ao mesmo tempo que formalizou a transferência de freguesia, requereu ao Infarmed a abertura de um posto de venda de medicamentos, tendo ficado a aguardar pela autorização. «Estou desejosa para voltar para o meu espaço», diz, adiantando que «apelo para que se resolva, para ontem, tudo o que for a favor da população».

Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia refere que pediu de imediato ao Infarmed para se fosse encontrada uma «solução rápida» dentro do que for considerado «desejável e melhor» para a população.

E com vista «minimizar a situação», Fernando Matias afirma que a autarquia «fez uma parceria com uma farmácia». «As pessoas entregam, de manhã, o seu receituário na Junta, esta digitaliza e envias-as para a farmácia e à tarde a própria farmácia entrega os medicamentos ao domicílio», explica o autarca social-democrata.

O encerramento da farmácia foi motivo de preocupação, por parte de alguns populares, em Julho do ano passado, no decorrer do Fórum Pombal e o Futuro, promovido pelo Partido Socialista de Pombal, e que contou com a presença do deputado José Miguel Medeiros.

Daí que o deputado, juntamente com os seus camaradas eleitos pelo Círculo de Leiria, tenha apresentado um requerimento na Assembleia da República para conhecer quais as medidas que o Ministério da Saúde pretende tomar para ultrapassar a actual situação. «Manifestamente insustentável para os nossos concidadãos de Almagreira» que pretendem a reposição «de um serviço de primeira necessidade como é, sem dúvida, o acesso aos medicamentos», consideram.

Os parlamentares referem que face à deslocalização da referida farmácia, ficou a freguesia «privada deste serviço básico sem que tivesse sido assegurada a manutenção de um serviço idêntico ou, no mínimo, de um posto farmacêutico, com todas as implicações sócio-económicas, de acessibilidade a um serviço básico e que prejudica fortemente a qualidade de vida da população daquela freguesia e áreas limítrofes».

Na resposta aos parlamentares, o Ministério da Saúde remeteu o assunto para o Infarmed. Este, por sua vez, fez publicar na quarta-feira o aviso de abertura de concurso para a instalação do referido posto farmacêutico móvel.

Orlando Cardoso | Diário de Leiria | Diário de Coimbra

 

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: