Junta da Guia vai avaliar mercado de trabalho na zona Oeste de Pombal

A Junta da Guia vai avaliar o mercado de trabalho da freguesia e da zona Oeste do concelho de Pombal para que, no âmbito do seu Gabinete de Inserção Profissional (GIP) possa promover e divulgar as ofertas de emprego ou estágios profissionais. O anúncio foi feito pelo presidente da autarquia, Manuel António Santos, durante uma sessão de apresentação daquele gabinete junto do tecido empresarial da freguesia.

Na ocasião, o presidente daquela junta de freguesia do concelho de Pombal enalteceu a importância do Gabinete de Inserção Profissional junto dos cidadãos e das empresas no eixo Leiria – Figueira da Foz, sobretudo dos beneficiários de subsídio de desemprego que agora poderão efetuar as suas «apresentações periódicas» naquele espaço, evitando deslocar-se a Pombal ou a Leiria.

Segundo Manuel António Santos, que se fez apresentar pela diretora do Centro de Emprego de Leiria, Lídia Matos Almeida, e da responsável pelo GIP, Sónia Santos, aquele espaço, que se encontra a funcionar desde o início do mês em instalações contíguas com a Junta de Freguesia, «era um desejo antigo» agora concretizado tendo em conta a centralidade e a dimensão da freguesia.

O autarca refere que o gabinete não irá servir apenas a freguesia da Guia, mas todo o território da zona Oeste do concelho de Pombal, ficando «ao serviço do cidadão».

Na opinião de Lídia Matos Almeida, aquele GIP surgiu «muito pela insistência e persistência» do presidente da Junta, tendo destacado o facto de ser um «serviço de maior proximidade».

A diretora do Centro de Emprego de Leiria considera que o gabinete visa prestar um serviço «mais adequado, mais célere e eficaz», quer junto de cidadãos particulares, quer de empresários.

Para além do apoio prestado aos beneficiários de subsídio de desemprego, nas suas apresentações periódicas, o GIP pretende apoiar jovens e adultos desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, e promover a divulgação das ofertas de emprego ou estágio oferecidas pelas empresas e instituições da região, encaminhando ou pré-selecionando os candidatos cujo perfil se adequa ao pretendido pela empresa.

Pretende, ainda, fornecer informação e apoio relativos a programas de emprego promovidos pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Segundo Sónia Santos, o Gabinete de Inserção Profissional de Guia irá, também, desenvolver ações com vista a dotar os cidadãos, essencialmente, os desempregados de técnicas para se candidatarem a ofertas de emprego, como é o caso de elaboração de currículos, redação de uma carta de apresentação, forma de responder a um anúncio ou comportamentos a ter em conta numa entrevista de emprego, entre outros.

Outras informações a prestar, quer individualmente ou em grupo, diz respeito à promoção e divulgação de ofertas de estágios, cursos de formação profissional ou qualificação.

 

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: