Autarca de Pedrógão Grande afirma que “Portugal do Interior tem futuro”

O presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande não tem dúvidas de que «Portugal do Interior tem futuro» mas «é preciso inverter a pirâmide etária» combatendo o envelhecimento das populações. João Marques falava, terça-feira, durante a sessão solene comemorativa do Dia do Concelho, na qual foram homenageados os antigos autarcas do concelho.

Para o autarca social-democrata «é necessário estabilizar esta hemorragia» que é «a constante fuga dos jovens que não têm emprego» nas suas terras. Para tal, João Gomes considerou «fundamental que se comece pelas escolas a incentivar o risco no empreendedorismo», uma vez que «os jovens não podem ser formatados para procurarem emprego» mas sim «para criarem a sua própria empresa».

Por outro lado, o líder do executivo municipal apelou à «travagem do processo de encerramento dos serviços desconcentrados da administração central» nos concelhos do interior, até porque «são factores de coesão territorial».

«Sem esses serviços desconcentrados os municípios fecham portas», disse João Marques, para uma plateia onde estava sentado a directora distrital da Segurança Social de Leiria e o deputado social-democrata Paulo Batista Santos, apelidado pelo autarca como «representante do Estado português». «Sabemos que não vivemos tempos de vacas gordas mas os nossos cidadãos precisam destes kit’s de serviços de proximidade», acrescentou.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara realçou, ainda, a importância da «cooperação intermunicipal» dando como exemplo o que é feito pela Associação de Desenvolvimento Pinhais de Zézere que reúne os municípios de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pampilhosa da Serra e Pedrógão Grande. «Um trabalho que é invejado por algumas regiões do país», disse, aquele que preside, também, à Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte.

«A história dos quintais deixou de fazer sentido» pelo que «agora temos é de potenciar e valorizar as quintas e não os quintais», disse, defendendo, também, um novo modelo para os planos regionais do ordenamento do território, já que os actuais «infelizmente pecam por desprezar os municípios do interior».

Antes, Valdemar Alves, representante da Assembleia Municipal agradeceu o trabalho desenvolvido por João Marques nos últimos 15 anos como presidente da Câmara de Pedrógão Grande. Referindo-se a uma «época em que querem acabar com os concelhos», o autarca considerou que «se alguma coisa está feita no país deve-se aos autarcas e não ao Governo da Nação», daí que tenha prestado homenagem «aos presidentes de Câmara» que têm «trabalhado para melhorar a qualidade de vida das pessoas e para o desenvolvimento dos seus concelhos».

Aproveitando o feriado municipal, integrado nas tradicionais Festas de Verão, a Câmara de Pedrógão Grande inaugurou as obras já concluídas no âmbito do projecto de regeneração urbana do núcleo histórico da vila, orçadas em mais de 750 mil euros, bem como a construção do novo Estádio Municipal de São Mateus, que representa um investimento na ordem dos 1,3 milhões de euros.

 

Antigos autarcas distinguidos com medalhas de honra

Mário Coelho Fernandes e Manuel Henriques Coelho, que antecederam a João Marques na presidência da Câmara Municipal de Pedrógão Grande foram agraciados com a Medalha de Honra do Município, grau ouro.

Aqueles autarcas aproveitaram para recordar o trabalho que efectuaram enquanto líderes do executivo municipal, agradecendo a homenagem prestada. Para Mário Fernandes, «seria deselegante recusar a homenagem» considerando que a mesma «é extensível a todos os funcionários municipais e aos vereadores» que na altura o acompanharam no executivo. «Foram tempos difíceis devido à escassez de meios, mas fácil com a ajuda dos munícipes», disse.

Na opinião daquele ex-autarca, Pedrógão Grande «é presentemente um concelho que nada a fica a dever a outros mais desenvolvidos do país» tendo referido que «com a conclusão da futura A13 então nada mais podemos reivindicar ao Governo em termos de acessibilidades».

Já, Manuel Henriques Coelho recordou algumas das obras que se orgulha, enquanto presidente da Câmara, ter concretizado naquele concelho, como é o caso da passagem do Itinerário Complementar nº 8 (IC8 – Pombal – Castelo Branco) por Pedrógão Grande, a criação da primeira sociedade de capital misto no país (Matadouro Regional do Zêzere) e a constituição da segunda escola profissional a ser criado no país: a Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal.

Por outro lado, o ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia, Manuel Jacinto Nunes, foi agraciado, a título póstumo, com a Medalha de Mérito Municipal. O discurso de elogio à sua obra esteve a cargo da sua filha, Maria Teresa Jacinto, que recordou o trabalho «incansável» que o seu pai fez em prol do concelho de Pedrógão Grande.

Aproveitando aquela sessão solene comemorativa do Dia do Concelho, o Município de Pedrógão Grande distinguiu os melhores alunos do concelho, nos diversos níveis de ensino, ao atribuir-lhes o Prémio Autárquico, no valor de 125 euros. «Uma forma de estímulo e de motivação para que continuem a trabalhar para que tenham sucesso neste mundo difícil e competitivo», disse João Marques.

 

Advertisements

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

One Response to Autarca de Pedrógão Grande afirma que “Portugal do Interior tem futuro”

  1. Ernesto Silva says:


    ASSUNTO: Prevenção de incêndios
    Muito mais haverá a fazer! As entidades com poderes, meios e obrigações, do nosso Concelho, devem dedicar um pouco mais à situação do interior das Povoações e zonas circundantes de modo a evitarem-se situações como as que temos assistido, com imagens televisivas no Algarve e na Madeira. Por exemplo analize-se a nossa Mega Fundeira e o meu Castelo do Val de Armunha. Se, cair ali um fósforo, num daqueles bataréus, não há nada a fazer, considerando a falta de limpeza dessas mesmas terras. Haja vontade e muito se conseguirá fazer para evitar males muito desagradáveis.
    Lisboa, 2012/07/24
    Não gosto Gosto • • 24/7 às 20:39
    o Será possível levar esta mensagem aos incitados!
    o
    o

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: