Professor desenvolve jogo educativo para exaltar glória e riqueza do país

Um jovem professor de Pombal desenvolveu, durante cerca de um ano, e está a lançar no mercado, um jogo educativo e pedagógico sobre a história e a cultura de Portugal. David Mendes afirma que se trata de um jogo que pretende exaltar a “glória e a riqueza deste povo e país que tem mais de 900 anos de história”.

A ideia daquele licenciado em História, de 28 anos de idade, natural de Vermoil, surgiu devido às dificuldades verificadas com os seus alunos. “Os alunos acham sempre uma seca porque não existem ferramentas que tornem o ensino ou aprendizagem da História mais dinâmico e fácil”, afirma. Daí que tenha começado a desenvolver a ideia e a participar em concursos de empreendedorismo à busca de ajuda para aquela ideia de negócio.

Vítima do flagelo do desemprego, David Mendes acabaria por se dedicar a cem por cento ao projecto, tendo, para o efeito, contactado uma incubadora de empresas de Coimbra que o encaminhou para uma outra de Leiria, onde brevemente o negócio entrará em incubação.

Criou uma marca própria que pretende “desenvolver e comercializar jogos educativos e pedagógicos nas áreas da história e cultura de Portugal e do mundo” que “são jogos familiares que podem também ser adaptados ao contexto escolar”, diz.

Sendo um jogo familiar de tabuleiro, o professor refere que o Quinto Império tem a particularidade de “poder ser utilizado por qualquer professor na escola” uma vez que “mais de 75 por cento dos conteúdos que trata são estudados no segundo ciclo do ensino básico”.

O jogador é convidado a encarnar uma personagem histórica, e deve percorrer os caminhos por onde se escreveram as linhas da História de Portugal. O tabuleiro tem mais de 100 pontos, todos eles legendados, e colocados no ponto exacto onde aconteceu algo importante da história. Segundo David Mendes, “é um jogo de conhecimento e estratégia” sendo o seu objectivo “somar mais pontos que o adversário”. Para somar pontos, é preciso ganhar ouro respondendo a perguntas de história para depois ir aos portos comerciais comprar e trocar as mercadorias necessárias para adquirir os 28 monumentos nacionais.

“O jogador também pode somar pontos adquirindo as 14 riquezas materiais e imateriais portuguesas, como por exemplo, fado ou cortiça”, refere, adiantando que “o jogo contém 600 perguntas sobre História de Portugal e muitas outras curiosidades”.

Para o desenvolvimento do projecto, David Mendes diz ter contado, não só com o apoio da Incubadora D. Dinis (Leiria), mas também com a equipa do Desafio Ousar, um concurso de empreendedorismo organizado anualmente pela Associação Industrial do Minho. No seu caso, foi-lhe oferecido um plano de negócios, formações gratuitas e um voucher de ofertas de seis meses de incubação. Tendo-lhe sido atribuído, ainda, um mentor – empresário com experiência – sempre disponível para o apoiar.

Representando um investimento inicial superior a 30 mil euros, suportado por capitais próprios e apoio de familiares, o Quinto Império está a ser comercializado, actualmente, através da internet, estando David Mendes a efectuar contactos com vista à sua colocação em alguns estabelecimentos comerciais de referência a nível nacional.

Nesta fase inicial, a caixa do jogo contém voucher de oferta no valor de 75 euros em descontos ou entradas em museus ou monumentos nacionais. Para tal, o professor percorreu o país de Norte a Sul. “Felizmente fui sempre recebido com um sorriso e encontrei pessoas maravilhosas que prontamente apoiaram o projecto e se disponibilizaram para futuramente trabalhar e realizar actividades tendo como temática o jogo”, realça.

Com 28 anos de idade e licenciado em História pela Universidade Clássica de Lisboa, David Mendes tem leccionado a disciplina de História como professor de substituição. Colaborou com a Junta de Freguesia de Vermoil, sua terra Natal, no concelho de Pombal, na fundação do Núcleo Museológico João de Barros e na edição do livro “Vermoil: retalhos da sua história” de autoria do padre Américo Ferreira.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

2 Responses to Professor desenvolve jogo educativo para exaltar glória e riqueza do país

  1. Cátia Silva says:

    Reblogged this on Seven Lifes of a Cat and commented:
    Quando a vida nos fecha uma porta, abre-nos sempre uma janela algures! Parabéns David.

  2. Um projeto de que me orgulho em ter participado! Quinto Império é uma lufada de ar fresco na ligação dos portugueses com a sua história e cultura, duma forma tão fácil quanto divertida. Convido os leitores a espreitar o jogo em http://www.pimpumplay.pt

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: