PSD de Pombal define estratégia eleitoral com João Coucelo na mira

Joao Coucelo e Narciso MotaApesar de afirmar que a “escolha do cabeça de lista” à Câmara Municipal “será homologada pela Comissão Política Nacional no primeiro trimestre de 2013”, o nome de João Carreira Coucelo começa a ganhar consistência no seio do PSD de Pombal. Ao mesmo tempo que surgem outros nomes como o de Diogo Mateus (vice-presidente da autarquia) e Pedro Pimpão (deputado e líder concelhio do partido).

Desde sempre que o nome de João Coucelo, actualmente director clínico do Centro Hospitalar Leiria-Pombal e líder da bancada da maioria na Assembleia Municipal, é o desejado por Narciso Mota para lhe suceder no cargo. É sabido, na opinião pública, que o ainda presidente da Câmara – que não se pode recandidatar por imposição legal – sempre defendeu o nome do médico, tendo até afirmado, em eleições anteriores, que abdicaria da sua recandidatura a favor de Coucelo.

Na quinta-feira da passada semana o PSD de Pombal “iniciou oficialmente a preparação das eleições autárquicas” do próximo ano, com a aprovação, por unanimidade, em Assembleia de Secção, do “documento de enquadramento estratégico” para aquele acto eleitoral.

Num comunicado, o partido refere que vai apresentar-se ao eleitorado com um “património político de vinte anos consecutivos de promoção do desenvolvimento do concelho”, pelo que, “temos que honrar o trabalho feito, sobretudo, nas últimas duas décadas” e “preparar o concelho para uma transição para novas décadas de resultados positivos”.

No entender dos social-democratas, “existem alguns factores que assumem crucial importância”, nomeadamente a “transição de vinte anos de liderança camarária ao leme do carismático presidente Narciso Mota” e a “obrigatoriedade de renovação de autarcas” face à limitação de mandatos, que abrange também dez presidentes de junta de freguesia.

Segundo o mesmo comunicado, os militantes recomendam que as listas candidatas “devem traduzir um esforço de renovação, apostando na desejável participação de jovens quadros”.

Daí que o partido pretenda “continuar a apresentar” ao eleitorado “os melhores candidatos e os melhores projectos em todas as listas” nos diversos órgãos autárquicos.

Por outro lado, “a aposta na formação dos candidatos é outro dos compromissos assumidos, pelo que, serão realizadas sessões de formação destinadas à preparação técnica e política dos candidatos”, dizem os social-democratas liderados por Pedro Pimpão.

Entretanto, o PSD vai lançar no próximo ano um Conselho Consultivo, liderado pelo advogado e histórico do partido, Anézio Gonçalves, “que reunirá personalidades independentes, das diversas áreas de actividade e que será auscultado relativamente às linhas estratégicas orientadoras do Programa Eleitoral 2013-2017”.

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: