Vereadores do PS propõem medidas para orçamento municipal

vereadores psOs vereadores socialistas da Câmara de Pombal defendem um aumento das verbas na área da protecção social e habitação no orçamento municipal para o próximo ano, assim como na economia e emprego, em contrapartida de uma redução na despesa.

Adelino Mendes e Carlos Lopes entregaram ao executivo, liderado pelo social-democrata, um conjunto de dez contributos para a elaboração do Orçamento do Município para 2013, como sendo o reforço das verbas para o Serviço de Acção Social e a criação de um fundo de emergência social de âmbito municipal para “fazer face a situações críticas de pobreza, exclusão e abandono”.

Na mesma área, defendem, ainda, um programa de aquisição e reabilitação de imóveis no centro histórico e em áreas urbanas degradadas, a custos controlados, para arrendamento, prioritariamente por jovens e famílias com baixos rendimentos.

Na área da Economia e Emprego, os vereadores sugerem um investimento de um milhão de euros no Parque de Ciências e Tecnologia e Incubadora de Empresas, assim como, a definição e implementação da Estratégia Municipal para o empreendedorismo, orientada para estimular a criação de novos negócios e para a captação de investimento privado, nacional e estrangeiro.

Pretendem, também, uma dotação de 150 mil euros para o programa de apoio à empregabilidade nas instituições sem fins lucrativos, através de estágios profissionais para jovens licenciados.

Já na área da Educação, os socialistas propõem a construção de quatro novos centros educativos nas freguesias consideradas prioritárias em função da demografia e da necessidade de reorganização da rede escolar. Para tal, propõem uma dotação de três milhões de euros para 2013, independentemente da comparticipação de fundos comunitários.

No documento, a que o nosso jornal teve acesso, os vereadores defendem a comparticipação integral do transporte escolar para os alunos do 10º ano e para os alunos do 11º ano a partir do próximo ano lectivo.

Outra das áreas que merece a atenção dos autarcas é a do Ambiente e Urbanismo, ao proporem a manutenção dos “elevados níveis de investimento no abastecimento de água em alta, saneamento básico e regeneração urbana, aproveitando os fundos comunitários”.

Para a concretização daquelas sugestões, Adelino Mendes e Carlos Lopes, propõem uma redução de cerca de três milhões de euros na despesa, nomeadamente na redução de 15 por cento do orçamento para a aquisição de bens e serviços por parte do Município (menos 1,2 milhões de euros) e de 20 por cento para as rubricas de investimento “transportes rodoviários” e “turismo” (menos 1,8 milhões de euros).

O Orçamento deverá ser apresentado em próximo reunião de Câmara pela maioria social-democrata liderada por Narciso Mota.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

One Response to Vereadores do PS propõem medidas para orçamento municipal

  1. Ze Luis says:

    No ambiente nada de nada????

    Todos diferentes todos iguais!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: