Associação de Santiago de Litém recebe prenda e recorda fundadores

cadeiras santiagoA direcção da Associação de Bem Estar para a Terceira Idade de Santiago de Litém enalteceu, ontem, a atitude do casal Aires Mendes e Olinda Silva que ofereceu à instituição duas cadeiras de rodas e o tradicional almoço de Natal a utentes, personalidades, dirigentes e funcionários.

Na ocasião, a presidente da Instituição, Irene Benzinho, recordou os fundadores da associação João Costa da Fonseca e seu filho Armindo Costa da Fonseca, que tal como Aires Mendes “foram generosos para com todos nós”.

“Há muitos anos um casal muito amigo, João Costa da Fonseca e sua mulher, procurava que em cada casa de Santiago de Litém não faltasse o comer, cobertores para aquecer e água para beber e agora aparece outro casal, o senhor Aires Mendes e a esposa, a fazer lembrar tudo isso”, disse Irene Benzinho.

A presidente da direcção daquela Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), que apoia mais de uma centena de idosos nas valências de apoio domiciliário, centro de dia e lar, referiu-se, ainda, a Armindo Costa da Fonseca, que em homenagem a seu pai, veio do Brasil, doar “uma casa pequenina hoje transformada num palácio”. “Foi uma semente que lançou com a qual fizemos toda a obra que temos hoje”, disse Irene Benzinho, realçando o “muito trabalho e dificuldades” ao longo dos quase 25 anos de existência da associação.

Dirigindo-se a Aires Mendes, a dirigente considera que “dizer muito obrigado é muito pouco” pelo que “na hora em que precisarem de nós estaremos cá para vos apoiar” uma vez que “temos de ser reconhecidos com aqueles que são generosos para todos nós”.

Irene Benzinho realçou, ainda, que perante o gesto daquele casal “pode ser que outras almas generosas se lembrem de trazer também umas prendas para todos nós”.

Guilherme Domingues, presidente da Junta de Freguesia e dirigente da instituição aproveitou o momento para enaltecer o gesto do benemérito. “Um filho da nossa terra que visita a instituição com muita regularidade e que acompanha as dificuldades mas também o trabalho e o mérito”, disse, sublinhando tratar-se de uma IPSS de “charneira e de referência no concelho de Pombal” que “ocupa os dias dos seus utentes de forma muito activa e válida”.

Um trabalho realçado, também, pelo presidente da Câmara Municipal de Pombal. Narciso Mota referiu-se àquela instituição social como uma das primeiras a surgir no concelho, e que hoje integra o grupo de 28 que constitui a rede de apoio social. “Todas elas apoiadas pela nossa Câmara”, disse.

O autarca deixou, ainda, uma “palavra de saudade e perpétua memória a Armindo Costa da Fonseca que quis homenagear o seu pai” assim como ao presidente da Câmara Municipal de Pombal, na ocasião, Guilherme Santos “que sempre teve o seu nome ligado a esta casa”.

Para Aires Mendes, a oferta das duas cadeiras de rodas, assim como aquele almoço de Natal – confeccionado com dois carneiros para simbolizar o prato preferido de João Costa da Fonseca – “é uma oferta simbólica” para com uma associação de bem estar pela qual tem “grande orgulho”.

“Vou oferecendo o que posso e não quero ficar por aqui”, disse o benemérito, destacando a “boa gestão” da instituição presidida por Irene Benzinho.

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: