Alvaiázere promoveu produtos da terra a pensar na consoada

feira da terra AlvaiazereIncentivar e potenciar o desenvolvimento da actividade agrícola, do artesanato e do comércio local, foram os objectivos da primeira Feira de Produtos da Terra, que decorreu sábado em Alvaiázere. O evento, que teve lugar no mercado municipal, juntou cerca de três dezenas de produtores e artesãos do concelho, e teve por mote a “Consoada de Natal”.

Durante todo o dia passaram pela feira dezenas de pessoas para “levar consigo uma parte do melhor que Alvaiázere tem para oferecer”, refere fonte da Câmara Municipal, entidade organizadora. Autarquia que “assumiu-se como um agente dinamizador da economia local, gerando, para os produtores oportunidades de promoção e escoamento dos seus produtos”.

Ali o mercado fez-se de coisas da terra, como couves, batatas, cebolas, míscaros, assim como os tradicionais chícharos, um ex-líbris gastronómico daquele concelho do Norte do distrito de Leiria. O azeite, o queijo Rabaçal, o mel, os frutos secos, os vinhos, e o cabrito, foram outros dos produtos genuinamente naturais que se poderia adquirir naquela feira.

Por outro lado, o artesanato marcou presença através de vários produtos, com destaque para os bordados, rendas e trabalhos em pano e trapos.

Como afirma Paulo Tito Morgado, tratou-se da primeira Feira de Produtos da Terra que teve por mote a Consoada de Natal. O presidente da Câmara Municipal realça o facto daquela iniciativa ter tido como principal objectivo “promover o escoamento dos produtos da terra e criar alguma riqueza”.

“Fomentar a economia local, incentivando os produtores a cultivarem a terra e a tirarem dela o máximo proveito”, foi outra das intenções da autarquia, refere o edil, acrescentando que o concelho disponibiliza “produtos naturais com a excelência dos considerados gourmet”.

A escolha da data para a realização do evento recaiu em vésperas de Natal já que “há uma maior procura de produtos para a Consoada e para as festas natalícias”.

A autarquia alvaiazerense pretende realizar durante o próximo ano várias feiras sectoriais com o mesmo objectivo principal de promover o concelho e a economia local.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: