Edifício de Ernesto Korrodi com interesse público

Casa Arte Nova O Governo, através do Secretário de Estado da Cultura, aproveitou os últimos dias do ano para classificar como monumento de interesse público a Casa Arte Nova, na cidade de Pombal, e a Igreja de Nossa Senhora das Neves, matriz de Abiúl, tendo decretado as respectivas zonas especiais de protecção.

Localizada em pleno centro histórico da cidade de Pombal, a Casa Arte Nova foi erguida nos Anos 30 do século XX sob projecto do arquitecto suíço Ernesto Korrodi, é um “edifício paradigmático da época da sua construção e do estilo que representa”, refere a Portaria do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

O documento, publicado em Diário da República, refere que “destaca-se pelas fachadas de grande cenografia, onde os elementos decorativos de gosto Arte Nova se submetem perfeitamente à singular estrutura arquitectónica marcada pela composição de linhas curvas”.

“A qualidade do conjunto é notória também nos detalhes, sendo de salientar os ornamentos das fachadas modelados em minucioso trabalho de cantaria e ferro forjado, muito característicos da obra de Korrodi, bem como os azulejos vegetalistas de grande riqueza cromática e padrão diversificado que estão igualmente presentes no interior”, acrescenta Barreto Xavier.

Para o Secretário de Estado da Cultura, a classificação do imóvel reflecte o seu “carácter matricial, o génio do respectivo criador, o seu valor estético e material intrínseco, e a sua concepção arquitectónica e urbanística”.

Por sua vez, a Igreja de Nossa Senhora das Neves, matriz de Abiúl, remonta a 1515, data em que D. Manuel I concedeu foral à localidade e ordenou a reconstrução do templo. No entanto, sofreu nova reconstrução no século XVIII, numa campanha de obras que lhe conferiu o aspecto que tem actualmente.

De acordo com o governante, o templo apresenta “uma estrutura chã de linhas austeras, destacando-se no conjunto a fachada da igreja, que se impõe pelo portão de gosto clássico, de frontão interrompido por cruz e ladeado por pináculos, e pela imponente torre sineira”.

“No interior, de nave única, com coro alto sobre colunas e azulejos da Fábrica da Fonte Nova de Aveiro, de feitura mais recente, sobressai o conjunto decorativo da capela -mor, com retábulo de talha branca e dourada, contemporâneo da remodelação setecentista”, refere a portaria, acrescentando que “os altares laterais e colaterais albergam imagens de época anterior, nomeadamente uma escultura de Nossa Senhora do Prato, em pedra policromada, do século XVI”.

Barreto Xavier refere que o imóvel reflecte o “interesse do bem como testemunho religioso” assim como o seu “valor estético”.

Orlando Cardoso | Diário de Leiria | Diário de Coimbra

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

One Response to Edifício de Ernesto Korrodi com interesse público

  1. Carlos Ribeiro da Silva says:

    É uma pena muitos pombalenses não saibam do valor artístico deste edifício, que ao que me disseram já foi sede do Crédito Agrícola de Pombal. Mais pena é que já tenha algumas modificações menos conforme.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: