“Claramente as extensões de saúde vão ter de encerrar”

forum PS SaudeO ex-director do Hospital Distrital de Pombal, Luís Garcia, afirmou sexta-feira à noite que “claramente as extensões de saúde vão ter de encerrar” para “melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos”. O médico foi um dos oradores convidados do Fórum Pombal e o Futuro, promovido pela Concelhia local do Partido Socialista e que debateu as respostas na área da Saúde.

Luís Garcia, militante social-democrata e que já presidiu à Assembleia Municipal de Pombal, defendeu a criação de quatro Unidades de Saúde Familiar no concelho, para rentabilizar as instalações e recursos existentes.

Por outro lado, o médico sublinhou o “excelente serviço” que o Centro Hospitar Leiria-Pombal está a prestar, ao nível das Consultas Externas, na sua unidade de Pombal. Mostrou-se convicto que “a falta de espaço” está a impedir a realização de mais consultas e de novas especialidades médicas.

Justificou tal facto com a edificação do actual Centro de Saúde nos terrenos anexos ao hospital que, na ocasião, “inviabilizou uma eventual construção da segunda fase do hospital”, disse.

Para Luís Garcia, “foram interesses políticos”, sobretudo para “fins eleitorais autárquicas” que estiveram na origem da construção do Centro de Saúde naquele espaço, até porque “já na altura sentia-se que seria um edifício insuficiente para as necessidades”.

Considerando que “não é verdade que Poder Local nada tem a ver com a área da Saúde”, o médico afirma que “devíamos ter pugnado pela construção de um novo Centro de Saúde na cidade”, referindo-se a um processo envolto de algumas polémicas e arrastado durante anos.

Quanto à falta de médicos, Luís Garcia teme que “durante os próximos três ou quatro anos iremos registar uma diminuição abrupta de médicos de cínica geral” e estranha que os novos clínicos depois de colocados em Pombal e de receberem formação “são transferidos para as zonas de Coimbra e Leiria”.

Disse, ainda, não compreender que a nova organização dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) apresente números tão díspares quanto aos recursos médicos. Sobre esta organização, que levou à agregação do ACES do Pinhal Litoral I (Pombal) com o do Pinhal Litoral II, Luís Garcia revelou a sua curiosidade para “saber qual o parecer que foi colhido ao Município de Pombal”.

À semelhança daquele orador, também os restantes – Alexandra Borges (ex-directora do ACES Pinhal Litoral I) e Jorge Silva (ex-director do Hospital de Pombal) – sublinharam a importância para Pombal o facto de o seu hospital ter sido agregado ao Hospital Santo André, em Leiria.

Para aqueles profissionais, “foi vantajosa a criação do Centro Hospitalar Leiria-Pombal” embora “haja alguns indícios de alguma dificuldade na contratualização de técnicos para o serviço de urgências”, frisa Jorge Silva.

Durante aquele evento, Alexandra Borges, que actualmente dirige o ACES do Oeste Norte, enalteceu a importância dos cuidados primários de saúde, nomeadamente perante um crescimento acentuado do envelhecimento das populações. Defendeu, também, uma maior aproximação dos técnicos de saúde com os seus utentes, sobretudo através de consultas domiciliárias.

Aquela iniciativa da Concelhia do PS de Pombal assinalou o início de uma série do Fórum Pombal eo Futuro, que irá prolongar-se até Abril com sessões temáticas sobre Economia, Políticas Sociais, Ambiente e Urbanismo, Educação, Cultura e Desporto.

Segundo Adelino Mendes, líder concelhio dos socialistas, a ideia é debater “temas centrais para o desenvolvimento do concelho nos próximos anos através de um debate livre e plural com a participação de especialistas”.

Orlando Cardoso | Diário de Leiria | Diário de Coimbra

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: