Quiosque do Cidadão em experiência durante seis meses em Ansião

loja cidadao Um Quiosque do Cidadão vai ser instalado, a título experimental e durante seis meses, no Município de Ansião. Um projecto-piloto alargado a outros seis municípios do país e que visa melhorar a relação entre a Administração Pública e os cidadãos.

Segundo uma nota de imprensa emitida pela Câmara Municipal de Ansião, presidida pelo social-democrata Rui Rocha, que cita o Governo, “a aposta neste tipo de quiosques é o primeiro passo numa estratégia mais ampla, que procura, durante 2013, multiplicar a disponibilização de serviços públicos online em smartphones, serviços digitais de televisão por cabo ou na rede multibanco”.

A mesma nota refere que o Quiosque do Cidadão “proporciona maior qualidade de vida aos utilizadores, através de ferramentas de aprendizagem, comunicação e resolução de situações, com recurso a soluções tecnológicas avançadas”. “Pretende-se tornar o Quiosque do Cidadão numa referência nacional no atendimento ao cidadão e na simplificação administrativa, contribuindo para a racionalização de recursos e a equidade social, pela promoção de igualdade no acesso à Administração Pública e seus serviços”, adianta.

Em Ansião, o Quiosque será instalado à entrada do edifício dos Paços do Município, com acompanhamento directo pelas funcionárias do Serviço de Atendimento Avançado já existente.

O Quiosque do Cidadão permitirá realizar todas as tarefas relacionadas com a Segurança Social Directa, fazer o pedido de Cartão Europeu de seguro de doença, o pedido de Registo Criminal, a obtenção do comprovativo de imposto único automóvel, o pagamento do IVA ou do Imposto Único de Circulação, a obtenção de comprovativo de IRS, a alteração de morada, a marcação de consultas médicas, a emissão de certidão permanente dos registos predial, civil ou comercial.

Além de Ansião, o projeto-piloto do Quiosque do Cidadão será igualmente instalado por um período de seis meses nas Lojas do Cidadão de Marvila e de Borba, nas autarquias de Sintra, Mortágua, Golegã e na freguesia de S. Miguel, na Guarda.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: