CDS-PP de Pombal tranquiliza agricultores afectados pelo mau tempo

CDS agricultura PombalA Concelhia do CDS-PP de Pombal sensibilizou, no sábado, os agricultores afectados pelo temporal do dia 19 para as ajudas disponíveis para o sector. Os centristas visitaram as freguesias mais afectadas e onde se verificaram os maiores danos no tecido e nas estruturas agrícolas do concelho.

“Neste momento mais difícil, a Concelhia do CDS-PP de Pombal fez questão de estar junto dos Agricultores e constatar que além da falta de electricidade, existem enormes estragos nas estruturas produtivas”, refere o seu presidente, Sidónio Ferreira Santos, adiantando que “esta catástrofe, nunca vista nesta região, causou especiais danos nas estufas, podendo colocar em causa muitos postos de trabalho e, em alguns casos, a manutenção desta actividade”.

Sidónio Santos refere que uma das intenções daquela iniciativa foi “tranquilizar os agricultores, informando-os que as direcções regionais de Agricultura estão mobilizadas e já estão no terreno a efectuar o levantamento dos estragos”. “Um dos lesados confirmou que técnicos da Direcção Regional de Agricultura já tinham estado na sua exploração”, frisa.

Para Sidónio Santos, que desde Maio do ano passado é Director Regional Adjunto de Agricultura e Pescas do Centro, aquela iniciativa foi o “primeiro passo para um processo que culminará com a abertura de uma acção no PRODER para o restabelecimento do potencial produtivo, cuja comparticipação a fundo perdido será de 75 por cento, podendo desta forma os agricultores enquadrarem aqui as suas despesas elegíveis”. “Os agricultores podem também recorrer às linhas de crédito recentemente protocoladas entre o Ministério da Agricultura, através do Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas, e várias instituições financeiras e socorrerem-se dos serviços das Sociedades de Garantia Mútua, nomeadamente a Agrogarante para obter garantias bancárias”.

Aquela Concelhia do CDS-PP considera que o Sector Primário “tem uma importância estratégica para o desenvolvimento de Pombal quer ao nível da criação de riqueza, quer pelo contributo decisivo para a fixação da população, evitando a emigração massiva, que temos vindo a assistir no concelho”, conclui Sidónio Santos.

Recorde-se que há cerca de uma semana o concelho de Pombal, à semelhança de outras regiões do país, foi atingido por uma violenta tempestade com grande intensidade o que provocou avultados estragos em habirações, empresas e instituições, mas também em explorações agrícolas, tendo destruído uma grande parte das produções existentes, em especial destaque para estufas.

Orlando Cardoso | Diário de Leiria | Diário de Coimbra

 

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: