Eurodeputado questiona Comissão Europeia sobre indústria têxtil após visita ao Louriçal

João-Ferreira

O eurodeputado comunista João Ferreira acaba de questionar a Comissão Europeia sobre “algumas das principais dificuldades enfrentadas pelos empresários” do sector têxtil, depois de ter estado, recentemente, a visitar uma unidade fabril na freguesia do Louriçal, em Pombal.

João Ferreira refere que os empresários lhe apontaram vários constrangimentos relacionados, essencialmente, com “a forte contracção do mercado interno, a forte e crescente concorrência nos mercados internacionais em especial oriunda dos países asiáticos, a escassez e elevados custos do crédito bem como o elevado peso de outros custos de contexto comparativamente com outros concorrentes internacionais”.

O eurodeputado considera que o têxtil “é um sector de mão-de-obra intensiva que continua a ser um importante empregador a nível regional e nacional”, como é o caso da Sindutex, que visitou no Louriçal, e que emprega cerca de três centenas de pessoas.

“Os empresários assinalam, por um lado, a dificuldade de entrada dos seus produtos nalguns mercados emergentes – caso do Brasil – devido às elevadas tarifas sobre as importações europeias praticadas nesses países, mas por outro lado, a União Europeia celebra acordos de livre comércio que desprotegem estes sectores, utilizados como moeda de troca de outros interesses industriais e dos serviços”, diz João Ferreira.

O eurodeputado pretende, essencialmente, que a Comissão Europeia lhe informe “que avaliação faz das críticas destes empresários” assim como “que medidas tomou ou pensa tomar para facilitar a entrada da produção europeia em mercados emergentes, como é o caso do Brasil”.

“Considera a possibilidade de reverter decisões que ameaçam a viabilidade da indústria têxtil e de confecções europeia, nomeadamente revendo o enquadramento deste sector nos acordos de livre comércio já celebrados e nas concessões comerciais atribuídas a alguns países asiáticos?”, é outra das questões apresentadas pelo comunista.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

One Response to Eurodeputado questiona Comissão Europeia sobre indústria têxtil após visita ao Louriçal

  1. Pingback: Que futuro para o sector têxtil europeu? | Moldes & Costura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: