Santiago da Guarda inaugura obras de valorização da Residência Senhorial

castelo sant guardaA Câmara Municipal de Ansião vai inaugurar, dia 24 de Março, as obras de requalificação da área envolvente à Residência Senhorial dos Condes de Castelo Melhor, em Santiago da Guarda.

As obras, que representam um investimento superior a 430 mil euros, comparticipadas em 85 por cento no âmbito do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE), pretendem a “valorização da área envolvente” ao monumento e integram, entre outros, “a criação de um espaço multiusos para a realização de feiras temáticas, a instalação de um parque infantil associado à história do monumento, um espaço central de convívio e dinamização de elementos performativos, culturais e recreativos, espaços de repouso e circulação pedonal e a inclusão de elementos de água, com repuxos e canais em tijolo.”

“Com esta intervenção pretendemos valorizar o património histórico, ambiental, social, económico e cultural do local, assim como reforçar a sua identidade e potencial turístico”, refere a autarquia presidida pelo social-democrata Rui Rocha.

Recorde-se que o Complexo Monumental de Santiago da Guarda, composto pela Residência Senhorial dos Condes de Castelo Melhor e a sua Torre Medieval (monumento nacional desde 1978), e ainda uma villa romana descoberta apenas em 2002, continua a ser a porta principal de entrada de visitantes no concelho de Ansião.

A autarquia tem proporcionado visitas guiadas ao monumento, “potenciando também outros locais do concelho como forma de divulgar as nossas paisagens, a nossa gastronomia, o nosso artesanato e todo o nosso património natural”, diz.

Por outro lado, no mesmo local encontra-se a funcionar um centro de documentação que tem por missão disponibilizar documentação do seu acervo móvel e imóvel. Os utilizadores poderão consultar toda a documentação, possibilitando o desenvolvimento de projectos de investigação, difusão e educação.

Como forma de dinamizar aquele espaço, é intenção da Câmara Municipal “reformular o serviço educativo baseado no Teatro de Marionetas e dirigido ao público escolar, apresentando uma nova peça de teatro, e permitindo, dessa forma, uma renovada afluência do público mais jovem ao Complexo Monumental.”

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: