Secretário de Estado defende aumento da concentração para melhorar oferta

 

conf Agricultura PSD PombalO secretário de Estado da Agricultura quer aumentar o tamanho das organizações de produtores incentivando a entrada dos agricultores que ainda estão dependentes. O objectivo é “conseguir ter no futuro mais concentração de oferta”, diz José Diogo Albuquerque.

 

O governante foi um dos oradores da conferência promovida pela Secção de Pombal do Partido Social Democrata, sexta-feira à tarde, sobre os desafios e as oportunidades da agricultura e do mundo rural.

 

O secretário de Estado reconhece que o país dispõe de “bastantes pequenas organizações de produtores” mas também “muitos agricultores dora de organizações”. “Queremos contrariar e queremos incentivar para aumentar o tamanho das que já existem”, frisa.

 

No entender de Diogo Albuquerque a organização de produtores “não se faz por decreto” mas uma das formas de poder incentivar o agrupamento poderá passar por “dar apoio diferenciado”.

 

O secretário de Estado sublinhou, ainda, a necessidade de uma reformulação do actual sistema de seguros para a agricultura, que “hoje está falido”. O governante diz que uma das soluções encontradas passa por “substituir os seguros nacionais por financiamentos comunitários” mas “no futuro temos de convencer mais agricultores a ter seguros para poder baixar o custo das apólices”.

 

No seu entender, “temos de olhar para o futuro e dar mais apoio a quem acautela o seu risco”.

 

Diogo Albuquerque destacou o sector agricola em Portugal, sendo “o único sector económico que cresceu” pelo que “devemos ter orgulho na agricultura que temos”.

 

Contudo, o governante ouviu de Abel Braz, presidente da Cooperativa Agrícola de Pombal (Copombal) palavras críticas quanto ao sector, designadamente no que diz respeito às imposições legais que estão a provocar a extinção de pequenas explorações pecuárias e de produtores de leite.

 

“Se continuarmos assim não vai haver explorações leiteiras porque as que existem vão-se extinguir”, disse aquele dirigente, salientando que a Copombal está a entregar “cerca de um milhão e 480 mil litros de leite por mês à Lacticoop”.

 

Ainda no período de debate, o secretário de Estado da Agricultura, ouviu as queixas de pequenos produtores, nomeadamente quanto à falta de escoamento dos seus produtos, assim como, à falta de acesso para os terrenos situados em plena serra de Sicó.

 

Para além de José Diogo Albuquerque e Abel Braz, a conferência social-democrata contou com as participações de representantes da CONFAGRI, de Calos Silva, presidente da Associação de Produtores Florestais de Pombal e Vasco Campos, presidente da Federação Nacional de Associações de Proprietários Florestais.

 

Outro dos oradores foi Amândio Santos, administrador-executivo do grupo Derovo e presidente do conselho de administração do Pólo de Competitividade e Tecnologia Agro-Alimentar – Portugal Foods.

 

Aquela foi a primeira de um ciclo de conferências temáticas que o PSD de Pombal pretende realizar nos próximos meses.

 

Na sua intervenção candidato, o vice-presidente da Câmara Municipal e candidato à presidência, Diogo Mateus, traçou as suas ideias para o sector agrícola. O autarca considera que fileira de Pombal terá de passar pelo sector agro-alimentar e aproveitou para defender a gestão do próximo programa de desenvolvimento rural por parte de associações de desenvolvimento locais.

 

“Daria mais proximidade, maior celeridade, mais divulgação e melhor aproveitamento dos fundos disponíveis”, disse.

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: