Presidente da Copombal apreensivo quanto às imposições comunitárias

Abel Braz O presidente da Cooperativa Agrícola de Pombal (Copombal), Abel Braz, está apreensivo quanto ao futuro das pequenas explorações de suínos no concelho face às novas imposições comunitárias.

No entender daquele dirigente, os pequenos suinicultores do concelho vão ter dificuldades em adaptar as suas explorações às exigências da União Europeia pelo que “vai conduzir à extinção de um grande número”.

Segundo Abel Braz, “uma coisa é fazer uma vacinação de quatro em quatro meses a um preço de um euro e meio por animal, outra coisa é ter custos de 20 euros por animal”. “E duvido que algum veterinário consiga fazer esse trabalho a 20 euros por animal”, frisa.

Para o presidente da Copombal, a nova norma comunitária “vai conduzir à extinção dos pequenos produtores” ou “vai obrigá-los a trabalhar na dita cadonga e colocar em causa a saúde pública”.

Estimando que no concelho de Pombal existam cerca de 300 pequenas suiniculturas, Abel Braz refere que “se vamos cumprir a legislação à risca, vai obrigar à criação de suínos à revelia” até porque aquelas explorações “são a sustentação económica de agregados familiares”. “Um grande número de pessoas criam as suas porcas esperando que nasçam os leitões para os venderem e terem algum rendimento para viverem”, frisa.

Entretanto, outra das preocupações refere-se ao sector leiteiro. Abel Braz sublinha o facto de a Copombal ser a que mais leite entrega na Lacticoop – União de Cooperativas Produtoras de Leite de entre Douro e Mondego, rondando actualmente mais de um milhão e 400 mil litros por mês provenientes de 43 produtores da região.

“As contrapartidas para os produtores são muito baixas e eles estão desmotivados”, diz, temendo que o corte previsto para as ajudas comunitárias vá levar ao abandono da actividade. “Aquelas ajudas ainda é o mealheiro de alguns produtores para ajudar a minimizar os seus prejuízos, mas se os cortes forem grandes fico bastante apreensivo”, afirma.

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

One Response to Presidente da Copombal apreensivo quanto às imposições comunitárias

  1. Manuel P. says:

    Que se candidate à camara, melhor do que o Diogo Mateus.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: