Bispo de Leiria-Fátima quer Francisco I na Cova da Iria em 2017

Papa FranciscoO bispo de Leiria-Fátima, António Marto, disse hoje à agência Lusa que, “naturalmente”, a Igreja Católica Portuguesa quer a presença do novo papa nas cerimónias do Centenário das Aparições de Fátima agendadas para 2017.

O convite vai ser feito com “a devida antecedência”, dada a agenda do papa, e tem que ser endereçado “não apenas a título de bispo da diocese, mas a nível da Conferência Episcopal Portuguesa”, sublinhou António Marto.

Para o prelado, o facto de o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, ter sido hoje eleito papa foi “uma boa escolha”, vai dar “uma nova respiração, um novo ânimo à evangelização, porque traz um otimismo que se opõe a este cansaço espiritual e moral que se experimenta na Europa e que contagia a própria Igreja”

O bispo de Leiria-Fátima acredita que Francisco I “traz a experiência dos problemas da pobreza e injustiça que se notam nos países da América Latina” e “um pensamento social para fazer face a este modelo económico, que está esgotado”.

António Marto conhece pessoalmente o novo papa, “desde o Sínodo dos Bispos em 2005”, e destacou a sua “simplicidade encantadora”, embora admita que não seja “muito efusivo”.

O bispo de Leiria-Fátima sublinhou que com esta escolha a Igreja Católica “deixou de ser eurocêntrica”.

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, foi hoje eleito papa pelos 115 cardeais reunidos em Roma, adotando o nome de Francisco I.

Francisco I sucede a Bento XVI, que resignou no dia 28 de fevereiro, e será o 266.º papa da Igreja Católica.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: