Debate sobre o cuidar em fim de vida reúne profissionais e cuidadores no HSA

hospital LeiriaOs cuidados em fim de vida estarão em destaque no segundo dia do 5.º Colóquio de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP).

Amanhã, sexta-feira, 15 de Março, profissionais de saúde e cuidadores familiares falam no painel “Mulher de mãos dadas com o fim da vida”, a partir das 14h45, que contará com a presença do professor Daniel Serrão, professor universitário na área das ciências médicas; e o testemunho da jornalista Maria Elisa Domingues, que dará a conhecer a sua experiência enquanto cuidadora familiar, que é também o tema do seu último livro.

Também em destaque está o parto verticalizado, que será discutido durante a manhã, a partir das 9h00. A história descreve que antigamente a maioria das mulheres, das mais variadas culturas, adoptavam a posição vertical para terem os seus filhos, tendo esta prática sido descontinuada no século XVIII. À luz do conhecimento actual e atendendo à fisiologia do parto, esta solução está novamente a ser recuperada, por se considerar mais humanizada e natural, sendo recomendada pela OMS.

O segundo dia do Colóquio tem início com o painel subordinado ao “Parto, olhar para intervir”, com exposições dedicadas às “Emergências médicas em obstetrícia”, “Prática efetiva, protocolos de emergência”, “O parto verticalizado”, e “Controvérsias em analgesia do trabalho de parto”. “Melhores cuidados, melhores resultados”, é o mote do segundo painel do dia, a começar às 11h15, com os temas “Perspetiva das utentes relativamente aos cuidados no puerpério precoce”, “Sistema nacional de avaliação em saúde – aleitamento materno”, e “A dor como impedimento para a amamentação”.

À tarde será partilhado o tema “Mulher de mãos dadas com o fim da vida”, com as exposições “Questões que se colocam no fim de vida em utentes com patologia oncológica”, “Quando uma palavra de carinho e conforto vale mais que um medicamento – necessidades e expectativas da doente sob cuidados paliativos”; e “Amar e cuidar, a experiencia do cuidador familiar”.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: