Pombal na rota de rede criminosa que envolve combustível adulterado

judiciaria_bandeiraA operação “Moscatel” da Polícia Judiciária (PJ) culminou ontem com a detenção de três pessoas por, alegadamente, pertencerem a uma rede criminosa que terá lesado o Estado em cerca de dois milhões e 300 mil euros, por ano de actividade, através de um esquema fraudulento. A investigação decorreu em diversas localidades do país, entre as quais no concelho de Pombal.

Segundo a PJ, os suspeitos adulteravam produtos petrolíferos para depois os colocarem à venda ao público como sendo genuíno. A suposta organização, composta por empresários e funcionários, não liquidava os devidos impostos (Imposto Sobre Produtos Petrolíferos; IVA e IRC).

A operação “Moscatel” decorria há cerca de dois anos, esteve a cargo da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) e culminou com a realização de cerca de três dezenas de buscas em residências, escritórios de firmas comerciais e de transportes de combustível e bombas de gasolina na zona de Estoril, Azeitão, Almeirim, Santarém, Azambuja e Pombal.

Em comunicado, a PJ acrescenta que os detidos estão indiciados pelos crimes de fraude fiscal qualificada, fraude sobre mercadorias, introdução fraudulenta no consumo de produtos petrolíferos e falsificação de documentos. Além disso, são ainda suspeitos de eventual associação criminosa com vista à prática de crimes tributários e branqueamento das vantagens provenientes da actividade criminosa, no sector petrolífero.

Na sequência da operação, a PJ procedeu à selagem do local de abastecimento de combustível e apreendeu perto de cem mil litros de combustível adulterado, várias cisternas de transporte, trinta mil euros, perto de dez mil libras e documentação variada como registos offshore.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: