Director da Secundária de Pombal quer escola profissional agrícola e com turismo

forum PS educaçãoO director da Escola Secundária de Pombal defendeu, sexta-feira à noite, a criação de uma “escola profissional agrícola com valências na área da restauração e turismo” para valorizar as potencialidades do concelho. Fernando Mota propôs, ainda, uma “mudança de paradigma na educação” com uma aposta “no ensino profissional de qualidade e não só para absorver as verbas comunitárias do POPH”.

Ao defender a implementação de um “modelo de gestão de base municipal”, aquele docente apelou à criação de um “projecto educativo e um plano de actividades concelhio” assim como um agrupamento de escolas único na cidade, assim como a construção de um centro escolar “aproveitando os edifícios já existentes”.

Fernando Mota foi um dos oradores do Fórum Pombal e o Futuro, sobre a temática da Educação, promovido pela Concelhia do Partido Socialista. Na mesa estiveram, também, Fernanda Duarte, professora do 1º Ciclo do Ensino Básico, e Santana Castilho, professor universitário.

Para o director da Escola Secundária, “desde o 25 de Abril de 74 nunca tivemos consenso para um dos pilares da democracia que é a educação”, adiantando que “os partidos políticos continuam a não ter uma visão conjunta para a educação”.

Apelando para que “deixem de asfixiar as escolas como tem sido prática ao longo dos anos”, Fernando Mota defendeu a centralização da “gestão administrativa, financeira e do parque escolar nas comunidades regionais e locais”.

Quanto às suas ideias de futuro, o docente defendeu, entre outros aspectos, o “envolvimento do ensino superior na actualização científica e pedagógica dos professores” e uma “alteração do ensino da matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico”, assim como um “programa de melhoria da postura na sala de aula e de métodos de estudo e trabalho para os alunos do ensino básico”.

Antes, Fernanda Duarte traçou o perfil da Educação no ensino pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, designadamente as competências atribuídas aos municípios. A professora lamentou que “após mais de 30 anos a cidade de Pombal continua com carências de instalações para o 1º Ciclo do Ensino Básico” enquanto se assiste à “construção de centros escolares em cada uma das freguesias”.

Polémico como é sua característica esteve Santana Castilho. O professor universitário não poupou críticas ao actual ministro da Educação e ao Governo liderado por Passos Coelho.

“Temos um ministro a 33 rotações, um primeiro-ministro profundamente ignorante e uma oposição muito longe de conquistar a confiança dos portugueses”, disse, acrescentando que “falar de educação é falar de política pura e dura”. “O problema da educação é um problema eminentemente político”, frisou.

Referindo-se às diferenças entre ensinar e educar, Santana Castilho afirmou que “todo o ensino é educação mas há muita educação que não é ensino”, acrescentando que “ensinar quer dizer marcar, impressionar com uma marca”.

Santana Castilho não poupou o ministro da Educação, acusando-o de não saber “o que é uma escola e uma criança”. “Este sujeito o que está a fazer às escolas é uma autêntica missão de guarda livro, de contabilista-mor do rei”.

Apesar de estar a falar num evento promovido pelo PS, o professor universitário acusou, também, António José Seguro de “não dizer uma palavra sobre educação”. “Quando lá chegarem [ao governo] não sabem o que devem fazer na área da Educação”, frisou.

Santana Castilho encerrou o fórum a falar sobre o anunciado despedimento de 20 mil funcionários públicos, o que, na sua opinião, “significa uma poupança para o Estado de 30 por cento” dos respectivos salários. “Tenho um coração que sangra, que sente, e esses sujeitos [governantes] não têm porque são robôs”, disse.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: