APEPI cria “Núcleo de Sonhos” para apoiar vítimas de violência doméstica

violenciaCapacitar e autonomizar vítimas de violência doméstica, beneficiárias/os de Rendimento Social de Inserção (RSI) e vítimas de exclusão social é um dos objectivos do projecto “Núcleo de Sonhos” que a Associação de Pais e Encarregados de Educação de Pombal (APEPI) está a implementar no âmbito da Intervenção no Combate à Violência de Género.

O “Núcleo de Sonhos” que resulta da parceria com diversas entidades e instituições do concelho, como é o caso da Câmara Municipal, GNR, PSP, Centro de Saúde, Segurança Social, Associação de Industriais, Cercipom, Centro de Emprego e Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo (CPCJ), resulta de uma candidatura da APEPI ao Programa Operacional do Potencial Humano (POPH).

Para além de actuar na génese das crenças e estereótipos atribuídos, distinta e hierarquicamente, ao sexo masculino e feminino, o projecto visa efectuar a prevenção primária e secundária das violências de género, doméstica e no namoro, assim como, promover a intolerância a relações de intimidades violentas, entre outros objectivos.

Para o efeito, a iniciativa prevê a dinamização de acções de sensibilização para técnicos das instituições e serviços parceiros, para alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho, e para grupos com comportamentos de Risco (prostituição), e comunidade em geral.

Prevê, ainda, a implementação do Projecto Ser+, visando a avaliação psicológica, acompanhamento psicoterapêutico e intervenção psicopedagógica de crianças e adolescentes filhas de vitimas de violência doméstica da “Casa Abrigo” e do “Gabinete de Apoio ao Cidadão Vítima de Violência de Pombal” – outras valências da APEPI – de beneficiários do RSI e menores sinalizados pela CPCJ de Pombal.

Para o desenvolvimento do “Núcleo de Sonhos”, a APEPI vai dispor de uma equipa técnica constituída por duas Psicólogas, uma Assistente Social, um Consultor Financeiro, um Contabilista e uma funcionária Administrativa.

Constituída em 1981, a APEPI dispõe de uma Creche Institucional, Creche Familiar, Centro de Acolhimento Temporário Infantil, Casa de Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, Centro de Apoio à Vida para acolhimento de grávidas com filhos recém-nascidos e um Centro de Acolhimento/Acompanhamento Social, para integração social de indivíduos e famílias em situação de disfunção sócio-económica.

Dispõe, ainda, de um Gabinete de Apoio ao Cidadão Vítima de Violência, um Departamento de Formação Permanente e uma Loja Social, sendo, também, instituição distribuidora/mediadora no âmbito do programa comunitário de ajuda alimentar para carenciados.

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: