Villa Sicó inaugura projecto âncora no castelo de Santiago da Guarda

villa sico santiago guardaO parque temático Villa Sicó inaugurou, ontem na freguesia de Santiago da Guarda, o seu primeiro projecto âncora num investimento total de cerca de 450 mil euros. Os arranjos urbanísticos do castelo dos Condes de Castelo Melhor foram apresentados ao público numa sessão comemorativa do “regresso dos romanos ao território”, segundo Rui Rocha, autarca de Ansião.

Rui Rocha enalteceu a importância da realização daquelas obras, apoiadas em 85 por cento pelos fundos comunitários do Quadro Referência Estratégico Nacional (QREN), no “único monumento nacional” existente no concelho. Uma qualificação urbanística que contempla, entre outros espaços, um parque infantil e um anfiteatro ao ar livre.

Obras essas que, segundo o edil social-democrata, contribuem para a “melhoria da qualidade de vida” da sede da maior freguesia de Ansião e na qual a Câmara Municipal já investiu mais de 3,5 milhões de euros em equipamentos públicos e obras de requalificação urbana.

Por outro lado, Rui Rocha, que gere o projecto Villa Sicó no âmbito da associação de desenvolvimento Terras de Sicó – que engloba, para além de Ansião, os municípios de Alvaiázere, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure – sublinha a importância daquele “parque temático singular” para a valorização de um “território de baixa densidade” e como uma “forma de contrariar as políticas de centralização”.

Uma opinião corroborada por Tito Morgado, presidente da autarquia de Alvaiázere e actual líder da Terras de Sicó. O autarca referiu-se às obras de requalificação da antiga Residência Senhorial dos Condes de Castelo Melhor como “um dos muitos investimentos que têm sido feitos no território dos seis municípios”.

Tito Morgado realçou, também, a importância do investimento privado no território com vista à criação de riqueza e postos de trabalho, traduzindo-se numa “esperança de fazer alavancar Portugal”.

Antes, o presidente do Turismo Centro Portugal referiu-se à Villa Sicó como sendo “já uma marca” e sublinhou o seu objectivo na “criação de uma nova rota turística” em torno do eixo da romanização.

Já Pedro Saraiva, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), considerou aquela qualificação dos espaços exteriores do castelo de Santiago da Guarda como um “excelente exemplo como se deve trabalhar os recursos dos territórios”. Destacando a sua importância, o responsável referiu-se ao Villa Sicó como “esforço intermunicipal” para “tirar partido do legado que os romanos nos deixaram”.

Com o apoio do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE), o Villa Sicó pretende a valorização e promoção de um espaço de redescoberta e reencontro com a história. Desde o património romano, ao património natural, passando pelas festas tradicionais e gastronomia, a cultura e identidade do território, é oferecido ao visitante uma “experiência rica em saberes e sabores”.

Considerado um “parque temático, mosaico sem fronteira definida”, o projecto partilha do Eixo Romano que integra, entre outros, as ruínas de Conímbriga (Condeixa-aNova), as Villas Romanas do Rabaçal (Penela) e de Santiago da Guarda (Ansião), nos distritos de Coimbra e Leiria. Assim como projectar a investigação nas Villas da Rominha (Alvaiázere), Madanela (Soure) ou Telhada (Pombal).

A cerimónia de ontem, que contou com uma animação realizada pelo conhecido mágico Luís de Matos, serviu, também, para a apresentação da nova sinalética para todo o parque temático Villa Sicó, com destaque para a instalação de uma figura de um romano, com dez metros de altura, nas principais vias rodoviárias que atravessam o território, como o IC2, IC8 e A13.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: