Autarcas do Pinhal Interior Norte querem portagens mais baratas

conf imprensa A13A Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIN) pediu ao ministro da Economia uma redução do preço das portagens da recém construída autoestrada 13 (A13) que liga Tomar a Coimbra.

O presidente da CIMPIN e autarca de Pedrógão Grande, João Marques, considera que se fossem praticados preços mais baixos “era bom para o utente e para quem explora a via, de forma a obter mais receita”, defendendo que “o valor deveria ser idêntico ou mais aproximado ao de outras autoestradas”.

Reconhecendo que aquela rodovia é “estruturante para a acessibilidade ao interior da região” a CIMPIN considera que a mesma “apresenta um preço por quilómetro muito superior ao praticado, por exemplo, na Autoestrada do Norte (A1) localizada na faixa litoral”.

No ofício enviado ao ministro Álvaro Santos Pereira, aquela Comunidade Intermunicipal manifesta o seu “profundo desagrado pela discriminação negativa a que o território do Pinhal Interior fica sujeito”. O documento salienta, ainda, que o Conselho Executivo da CIMPIN “tem envidado todos os esforços para esbater os obstáculos ao desenvolvimento desta região e não pode, por isso, aceitar esta diferença de procedimento, sabendo que este tronco alimentador de tráfego (A13) é imprescindível a toda a actividade económica e social do Pinhal Interior”.

“Não sei se o ministro da Economia será sensível ou não ao problema, mas gostaria de salientar que esta infraestrutura foi feita para combater o isolamento destes concelhos, para dinamizarem a sua economia, para captarem empresas e criarem postos de trabalho de forma a fixarem população”, frisa João Marques.

A manter-se o preço “elevado” das portagens, sustentou o autarca social-democrata, “e sendo mais caro que em outras regiões mais desenvolvidas, é normal que espante e empurre daqui para fora o investimento que todos queremos fixar e atrair”.

A iniciativa da CIMPIN surge, cerca de dois meses depois dos autarcas de Ansião e de Penela, que também integram aquela Comunidade Intermunicipal, terem acusado a Estradas de Portugal de descriminar os utentes da A13 quanto à isenção de portagens para o tráfego local.

Na ocasião, em conferência de imprensa, os autarcas social-democratas pediram que fosse feita justiça já que quem circular no lanço Alvaiázere – Avelar Sul está isento do pagamento, mas no sentido inverso não.

Rui Rocha, presidente da Câmara de Ansião, considerou tratar-se de uma “questão de descriminação” até porque “nunca pedimos uma auto-estrada com portagens para esta zona”. Uma opinião corroborada pelo seu colega de Penela, António Alves, que lamentou, ainda, o facto do preço das portagens “serem superiores aos praticados na Auto-Estrada do Norte [A1]”. “Não acredito que vá ter muitos utentes”, frisou.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

One Response to Autarcas do Pinhal Interior Norte querem portagens mais baratas

  1. Observador says:

    Esta auto-estrada foi mais uma invenção do governo anterior que o governo actual apadrinhou, ao contrário do que fez com a auto estrada transmontana que está parada há dois anos. Aliás, esta obra começa da pior forma logo no seu inicio quando tem um pórtico que nunca será pago com as portagens que cobra, que é a saida para a Atalaia/V.N.Barquinha onde são cobrados 5 centimos por escassos 100 metros. Por outro lado o troço da Atalaia a Tomar estava construido pela antiga JAE e porquê ser portajado? Mas o pior disto tudo, e as pessoas do interior que me perdoem, se o IC3, como estava planeado, tivesse sido construido até Condeixa, na altura própria, quanto a mim, o interior ficaria bem servido e agora não estaria a reclamar os preços que de facto são exageradissimos.

  2. Fernando Maria says:

    Até, quando vamos aceitar, este escandalo?
    Porque motivo, ficamos parados?
    Portugal, que foi um país de CONQUISTADORES, o que é hoje?
    UM PAÍS DE COBARDES?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: