Escola Profissional sem alunos formados para responder aos pedidos do mercado

ETPZP Dia RestauraçãoA Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal (ETPZP), em Pedrógão Grande, não consegue responder a todos os pedidos que lhe são dirigidos pelo mercado, na área da hotelaria e restauração. Uma situação que, segundo Paulo Bessa, coordenador do curso, é bem reveladora da taxa de empregabilidade dos formandos.

Com o objectivo de aproximar os alunos às empresas e proporcionarem-lhes uma maior aprendizagem na área do vinho e da gastronomia, a escola promoveu quinta-feira, 4 de Abril, pelo terceiro ano consecutivo o Dia da Restauração. Um evento, essencialmente, destinado aos formandos do curso Técnico de Restauração nas áreas de Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria.

“Procurámos organizar um evento que tivesse alguma notoriedade e que proporcionasse aos alunos uma maior aprendizagem na área do vinho e da gastronomia”, revela Paulo Bessa, sublinhando a importância do mesmo para que os alunos “abram uma janela de oportunidades”.

Uma ideia corroborada pelo director da ETPZP durante a sessão de abertura da iniciativa. António Figueira salientou que o facto de a escola estar localizada num concelho do Pinhal Interior Norte, não significa que “tenha oportunidades menores”. “Damos condições muitas boas mas por vezes não são aproveitadas pelos alunos”, disse, desafiando os formandos a terem “ambição” e de explorar as “oportunidades que existem”.

Para António Figueira, a “actual conjuntura” embora seja um “momento de incerteza” é, também, uma “oportunidade extraordinária”. Para tal, “não podemos esperar que o milagre venha de dentro”, frisou, afirmando que “têm de ser as pessoas a trabalharem diferente”, até porque, na sua opinião, “os concelhos que são hoje de referência apostaram nas suas pessoas”.

Apesar de considerar que “por vezes o mercado de trabalho não valoriza os formandos das escolas profissionais”, Paulo Bessa sublinha o “sucesso de empregabilidade” do curso que coordena. “Não conseguimos responder aos pedidos de profissionais que nos chegam do mercado de trabalho”, afirmando, justificando que, para além da “óptima preparação” que é dada aos alunos, “o mercado já percebeu que o acolhimento aos seus clientes é muito importante” e que “é preciso responder às exigências na área da higiene e segurança no trabalho, por exemplo”.

Segundo Paulo Bessa, a ETPZP não se limita a formar profissionais que apenas saibam “cozinhar e servir”, mas também, auxiliar na gestão de um estabelecimento na área da hotelaria e restauração, sendo, ainda, feita uma aposta no ensino de línguas.

Uma das vertentes que aquela escola profissional dispõe é de um espaço – “Restaurante Pedagógico” – onde é realizada a vertente da formação prática. Uma zona onde, em eventos proporcionados pela escola, os alunos possam aplicar os seus conhecimentos, na área da confecção e de serviço. “Não podemos funcionar do ponto de vista comercial, daí que o restaurante funciona com um pressuposto pedagógico”, realça o docente.

Durante o dia de ontem, o Dia da Restauração contemplou um conjunto de actividades, nomeadamente para a realização de workshop sobre gastronomia e serviço de bar, onde foram abordadas diversas temáticas como a “Evolução e Tendência na Gastronomia”, “Sushi” e “Novas tendências e técnicas de bar”, a cargo dos chefs Nuno Maia e Ruy Leão da Prochef Agency.

Antes, Arménio Costa, Miguel Almeida e Paulo Lopes, do Grupo Amorim & Irmãos, SA., apresentaram a “indústria da cortiça e a sua importância para Portugal” assim como a “contribuição da rolha de cortiça para uma boa evolução e valorização dos vinhos”.

Por outro lado, enquanto Carlos Silva, da União das Adegas Cooperativas do Dão, fez uma análise sensorial do vinho, Gilberto Rodrigues, do Grupo Theme Hotels, apresentou “a importância gastronómica e vinica na promoção do Hotel do Bussaco”.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: