“Temos de ter coragem de fazer diferente e melhor que os outros”

forum Ambiente PS PombalO ex-secretário de Estado do Ambiente, do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Rui Nobre Gonçalves, afirmou, quarta-feira à noite em Pombal, que uma das soluções para “dar a volta” ao estado em que se encontra o país passa por “termos a coragem de fazer diferente e melhor que os outros”.

Ao participar no Fórum Pombal e o Futuro, promovido pela Concelhia do PS, o antigo secretário de Estado do então ministro do Ambiente, José Sócrates, considerou que “Pombal está um pouco como está o país”. “Está no meio da ponte. Nem está pouco desenvolvido mas também não está muito desenvolvido”, disse.

Daí que “temos de ter o trabalho de analisar, ponto por ponto, o que somos capazes de fazer melhor e diferente dos outros”, afirmou, acrescentando que “algumas iniciativas não têm verdadeiramente futuro pelo que não vale a pena gastar lá dinheiro”.

Antes, o consultor e formado para as áreas da Qualidade, Ambiente e Segurança, Aníbal Cardona, apresentou as suas ideias para a “sustentabilidade para o concelho de Pombal”.

Uma “bolha” de propostas que, do seu ponto de vista, passará pela divulgação da “marca Pombal” assim como pelo “incentivo à participação nas decisões por parte das comunidades”. Aníbal Cardona defendeu, ainda, a criação de “transportes sustentáveis”, “espaços verdes tentaculares e com enquadramento autóctones, regras para as edificações, reabilitação das edificações privadas das zonas históricas, promoção de produtos regionais” e uma “ênfase na figura do Marquês de Pombal”.

O orador deixou, também, outras propostas como a “bonificação de Derrama e IMI para as empresas com boas práticas sedeadas no concelho” e a “bonificação de IMI para as famílias com dois ou mais filhos”.

Aníbal Cardona concluiu a sua intervenção citando Alvin Toffler: “ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém”.

O Fórum Pombal e o Futuro, subordinado ao tema “Questões Ambientais e Potencialidades Territoriais” contou, ainda, com a participação de José Alho, vereador da Câmara Municipal de Ourém e ex-director do Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiro.

José Alho apresentou o “caso de Ourém” para a “concretizar o desenvolvimento sustentável, valorizando o território”.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

One Response to “Temos de ter coragem de fazer diferente e melhor que os outros”

  1. k says:

    Tantas ideias agora. Aqui hà uns anos atràs só atiravam foguetes ao ar e comiam croquetes pagas pelo OE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: