Mercado do Queijo Rabaçal e dos Romanos no domingo em Penela

queijoO Mercado do Queijo Rabaçal e dos Romanos vai ter lugar na Estação Arqueológica da Villa romana do Rabaçal, no concelho de Penela, no domingo, por iniciativa da Câmara Municipal de Penela e da Junta de Freguesia de Rabaçal.

Além do queijo Rabaçal, o certame também terá em exposição e à venda “outros produtos endógenos, como o vinho Terras de Sicó, azeite Sicó, mel e nozes” e artesanato regional, refere uma nota dos organizadores.

A iniciativa pretende “sensibilizar toda a sociedade para a arcaica atividade de pastorícia e da produção tradicional do queijo Rabaçal, valorizando em simultâneo outros produtos e elementos que caracterizam a região, num ambiente de recriação histórica conjugada com a festa popular, protagonizada pelo folclore”.

O visitante do mercado é, assim, “convidado a reviver o ambiente do palácio da Villa romana do Rabaçal, desde o século IV até à atualidade, participando numa história que vai percorrendo os diversos espaços e tempos deste complexo agrícola, onde pequenos rebanhos andarão a pastar”.

Oficinas infantis para o fabrico de pão, de queijo e para a elaboração de mosaicos romanos, pintura ao ar livre, jornadas de discussão técnica sobre laticínios, recriações históricas e um festival de folclore são algumas das atividade que, no âmbito do mercado, decorrerão durante todo o dia, salientam os promotores.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: