Leitão Amaro é o terceiro secretário de Estado da Administração Local

Leitao AmaroO até agora deputado do PSD António Leitão Amaro, de 33 anos, é o terceiro secretário de estado do Poder Local e da reforma Administrativa deste Governo, tem formação jurídica e foi dirigente da JSD.

António Egrejas Leitão Amaro, nascido a 02 de abril de 1980, é originário de Guardão, no concelho de Tondela, e coordenava até agora o grupo do PSD na comissão parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local.

O novo secretário de Estado licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 2003, concluiu um mestrado na Harvard Law School, Universidade de Harvard, em Cambridge, nos EUA (agosto 2007 a junho 2008) e um doutoramento em Media na Universidade católica em 2010.

Iniciou a sua carreira profissional como estagiário no escritório de advogados Cuatrecasas, Gonçalves Pereira, onde se manteve até dezembro de 2006.

No seu currículo, disponível na página do parlamento na internet, destaca-se que, além de deputado, é ainda assistente convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (a 50%) e professor Auxiliar Convidado do Instituto Superior Técnico (a 20%).

Desempenhou ainda o cargo de Secretário-Geral da JSD de dezembro de 2008 a dezembro de 2010 e é membro do Conselho Nacional do PSD.

Leitão Amaro segue-se como secretário de Estado ao ex-presidente da Câmara de Penela, Paulo Simões Júlio, e a Ana Rita Barosa, que passou pelo cargo apenas dois meses.

Paulo Júlio foi o primeiro SEALRA deste Governo, durante 19 meses, desenvolvendo a reorganização administrativa do território, os regimes jurídicos das empresas locais e das orgânicas municipais, um novo quadro de atribuições e competências das autarquias locais e a preparação de um novo mapa de NUTS III, entre outras reformas do poder local.

O ex-governante demitiu-se da Secretaria de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa em janeiro este ano, depois de ter sido acusado pelas autoridades de ter, em 2008, favorecido um primo num concurso para chefe de divisão da Câmara de Penela, município a que então presidia.

O Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra arquivou a acusação contra o ex-membro do governo, por entender que não havia fundamentos suficientes para o caso ir a julgamento, mas o Ministério Público decidiu recorrer para o tribunal da Relação.

Ana Rita Gomes Barosa, de 43 anos, especializada nas áreas financeira e de gestão da poupança e com uma grande experiência profissional no sector bancário e de gestão de ativos, substituiu Paulo Júlio a 01 de fevereiro, mantendo-se no cargo até à demissão do ministro Miguel Relvas.

Contactado hoje pela agência Lusa, Leitão Amaro disse que para já não é oportuno prestar esclarecimentos sobre a nova função.

Cinco novos secretários de Estado tomam posse hoje às 19:00 e três são exonerados de funções, Paulo Braga Lino, Juvenal Silva Peneda e Luís Brites Pereira.

De acordo com uma nota da Presidência da República, vão ser nomeados Francisco Almeida Leite, para o cargo de secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Berta Cabral, para o cargo de secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Fernando Manuel de Almeida Alexandre, para o cargo de secretário de Estado Adjunto do ministro da Administração Interna, António Leitão Amaro, para o cargo de secretário de Estado da Administração Local, e Manuel Castro Almeida, para o cargo de secretário de Estado do Desenvolvimento Regional.

São exonerados o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Brites Pereira, o secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Paulo Braga Lino, e o secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Juvenal Silva Peneda.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: