Secretário de Estado da Saúde inaugura obras no valor de 570 mil euros em Abiul

inaug AbiulO secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, inaugurou ontem à tarde as novas instalações da Junta de Freguesia, Extensão de Saúde e Enfermaria da Praça de Touros de Abiul, em pleno sopé da Serra de Sicó. Obras que representam um investimento a rondar os 570 mil euros suportados pelo Município de Pombal.

O presidente da junta, o social-democrata António Carrasqueira enalteceu a importância daqueles novos equipamentos para aquela freguesia, a “terceira maior do concelho”. “Continuamos a lutar para que as pessoas tenham, cada vez mais, melhores condições e qualidades de vida”, disse o autarca, lamentando que “apesar de não vivermos isolados, por vezes sentimo-nos um pouco frustrados pela falta de apoio de Lisboa”.

Já para Narciso Mota, aquelas novas instalações “vêm colmatar as necessidades sentidas”, designadamente ao nível da Saúde, referindo que a antiga Extensão de Saúde – que partilhava o espaço da Junta de Freguesia num edifício da Casa do Povo – não disponibilizada condições exigidas para aquele serviço, nomeadamente em termos de mobilidade.

Para o presidente da Câmara Municipal de Pombal, a construção de equipamentos de saúde “tem constituído uma das preocupações” do seu executivo, tendo-se dirigido ao secretário de Estado para lhe dizer que falta, na cidade, “uma Unidade de Cuidados Continuados e a beneficiação e ampliação do Centro de Saúde”, um projecto que “já se arrasta há mais de 15 anos”.

inaug Abiul 3Daí que o autarca social-democrata tenha apelado – tal como já tinha acontecido no ano passado aquando da inauguração da Extensão de Saúde de Almagreira – para dar uma “atenção especial” ao processo de requalificação e ampliação do Centro de Saúde de Pombal.

“A Câmara Municipal tem condições financeiras para suportar os custos da obra que não sejam elegíveis em termos de candidatura de financiamento”, garantiu Narciso Mota.

inaug Abiul 2Uma proposta que Leal da Costa considera tratar-se de uma “janela de oportunidades” e um “apoio importantíssimo”.

Em declarações aos jornalistas, o secretário de Estado reconhece que aquela obra é uma “antiga aspiração de Pombal” pelo que irá “estudar com atenção” a proposta da Câmara Municipal em apoiar financeiramente a sua construção.

Antes, na sua intervenção, Fernando Leal da Costa enalteceu a importância da inauguração das novas instalações da Extensão de Saúde de Abiul. “Irá criar condições para que possam manter a vossa saúde”, disse, dirigindo-se à população presente, apelando para que procurem aquele serviço “como um espaço para puderem cuidar melhor da vossa saúde”.

Já quanto à nova enfermaria na Praça de Touros – considerada a mais antiga do país – o governante desejou para que “seja muito pouco utilizada”.

Aquela cerimónia de inaugurações serviu, também, para a Junta de Freguesia de Abiul homenagear os seus antigos presidentes.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: