Feira do Queijo Rabaçal assinala 25 anos em Ansião

queijoAnsião acolhe, no dia 5 de Maio, a já tradicional Feira do Queijo Rabaçal, que este ano assinala 25 anos de realização contínua. Um evento que pretende, mais uma vez, mostrar o melhor que o território da Serra de Sicó tem para oferecer.

Para além da XXV Feira do Queijo Rabaçal, a Exposicó acolhe a XV Mostra do Vinho Terras de Sicó, XIX Mostra de Azeite e Mel Serra de Sicó e a IV Exposição de Cerâmica Artística.

Cumprindo a tradição o evento percorre, ano após ano em regime rotativo, os seis concelhos que constituem a sub-região da Sicó: Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Soure, Penela e Pombal.

A organização, a cargo da associação de desenvolvimento Terras de Sicó, pretende mostrar aos visitantes o melhor que aquele território tem para oferecer. Daí que o certame vá reunir mais de meia centena de expositores representando os vários produtos endógenos, como o queijo, os vinhos, o azeite, o mel, os frutos secos, a cestaria, a louça artística, entre outros. Para além das diversas ofertas da sub-região, como é o caso do turismo em espaço rural, o património natural e construído e instituições de apoio social.

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, em Pombal e Alvaiázere, haverá um espaço de cozinha gourmet tendo como base a promoção dos produtos endógenos Sicó e o «Queijinho Kids». Um “espaço de futuro constituído por uma zona para que os mais miúdos possam ter o prazer de fabricar queijo, amassar e coser pão, sentindo nas mãos essas artes de anos”, refere a Terras de Sicó, adiantando que se pretende “um espaço vivo onde a alegria e a sabedoria se cruzem entre gerações”.

A sessão solene de abertura do certame está agendado para as 11 horas do dia 5 de Maio, durante a qual será prestado reconhecimento a antigos autarcas, dos seis municípios, por ocasião dos 25 anos da feira.

Durante a tarde, terá lugar o tradicional festival de folclore da Serra de Sicó, um dos ex-líbris do evento. Actuarão no recinto da feira seis ranchos folclóricos, representativos de cada um dos municípios que integram aquela sub-região, designadamente, Grupo Etnográfico da Freguesia de Anobra (Condeixa-a-Nova), Rancho Folclórico do Centro Social e Polivalente do Rabaçal (Penela), Rancho Folclórico e Artístico de Antões (Pombal), Grupo Folclórico da Associação Recreativa e Cultural de Pouca Pena (Soure), Rancho Folclórico da Freguesia de Pussos (Alvaiázere) e Rancho Folclórico Flores da Serra – Santiago da Guarda (Ansião).

No dia anterior, 4 de Maio, será transmitido em directo de Ansião o programa “Terra a Terra” da TSF, seguindo-se, pelas 11:30 horas, a Sessão Solene do XII Capítulo da Confraria do Queijo Rabaçal que inclui um desfile de confrarias convidadas pelas ruas da vila de Ansião.

Recorde-se que o Queijo Rabaçal é a imagem de marca das terras de Sicó. Trata-se de um queijo curado, com Denominação de Origem, de pasta semidura a dura, obtido por esgotamento lento da coalhada, após a coagulação de leites de ovelha e cabra, por acção do coalho animal. Mantém a forma tradicional de fabrico e revela características atribuíveis ao leite e, portanto, à forma tradicional de maneio das ovelhas.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: