JSD vai defender a criação de geoparque da Serra de Sicó

JSD Geopark SicóA Juventude Social Democrata (JSD) vai defender a criação de um geoparque na Serra de Sicó com vista a salvaguardar o seu património geológico, biológico, cultural e gastronómico e, assim, potenciar a atracção turística. Para o efeito, as diversas estruturas concelhias da JSD irão apresentar, através dos seus eleitos, às respectivas assembleias municipais recomendações e propostas nesse sentido.

A ideia saiu da tertúlia realizada no sábado passado pelas concelhias de Ansião e Pombal da JSD, em parceria com a de Alvaiázere e a Regional de Leiria. No evento, que contou com mais de meia centena de participantes, esteve presente o secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, Paulo Lemos.

O debate, moderado pelo líder da JSD de Ansião, Bruno Martins, teve início com a intervenção de Bruno Coimbra, deputado à Assembleia da República e membro da Comissão Parlamentar do Ambiente, que contextualizou os conceitos de Parque Natural e Geoparque, seguindo-se Alexandra Paz, em representação do Geopark de Arouca, que revelou aos presentes o trabalho desenvolvido por aquela organização na alavancagem de toda uma região, preservando e dinamizando todo um património natural e cultural.

A visão mais entusiástica da Serra de Sicó surgiu por parte do docente universitário Carlos Silva e autor de uma tese sobre o território Sicó.

Por sua vez, o secretário de Estado Paulo Lemos traçou a visão do Governo para aquela área, tendo defendido que os municípios que integram o maciço de Sicó devem definir uma estratégia para todo aquele território, avaliando se a solução do Geoparque é a mais sustentável, tendo demonstrado disponibilidade para apoiar o projecto.

Depois de um período de debate, os participantes foram uníssonos em defenderem que todo o património geológico, biológico, cultural e gastronómico do maciço calcário da Serra de Sicó “deve ser preservado e valorizado”, já que “é uma riqueza de todo um povo e de toda uma história milenar, que tem tudo para ser promovido turisticamente”, refere fonte da JSD.

Segundo a mesma fonte, “todos entenderam que a melhor forma de o fazer passa pela criação de um Geoparque, uma realidade cada vez mais acentuada em Portugal e em todo o mundo, que nasce da vontade dos municípios, no caso de Sicó dos seis municípios abrangidos pelo maciço: Pombal, Ansião, Alvaiázere, Condeixa-a-Nova, Penela e Soure”.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

2 Responses to JSD vai defender a criação de geoparque da Serra de Sicó

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: