Estreia nos exames do 4.º ano entre a normalidade e a ansiedade

escola_alunos A estreia dos alunos do 4.º ano nas provas finais de Português decorreu hoje “com alguma normalidade”, de acordo com a primeira avaliação feita pela Associação Nacional de Professores, segundo a qual dois alunos entraram em pânico.

Numa primeira abordagem não foram reportados “grandes problemas” à ANP, disse à agência Lusa o vice-presidente, Armindo Cancelinha, depois de efetuar contactos com várias escolas.

“Sabemos, contudo, que estas situações são sempre geradoras de stress, quer para os pais, quer para os alunos”, afirmou o professor, referindo-se à deslocação dos alunos para uma escola diferente, com professores que nunca viram.

O responsável da ANP considera que a prova era “mais ou menos acessível”, embora com “muito apelo à compreensão e à interpretação”, o que também terá gerado “algum stress” em algumas crianças.

“Há sempre uma ou outra situação de indisposição de alunos que têm dificuldade em se adaptar”, referiu, especificando que dois alunos das zonas de Braga e Vila Real “entraram em pânico”.

Estas situações, acrescentou, têm a ver com as deslocações, até porque muitas vezes os alunos têm de sair muito cedo de casa – especialmente no interior -, “com a ansiedade, e o próprio rigor colocado em todo o processo”.

Um rigor que a ANP considera “excessivo e desnecessário” para crianças com 9 e 10 anos.

Para a ANP, as provas de aferição cumpriam a mesma função desta prova com características de exame: “avaliavam as aprendizagens dos alunos, permitiam fazer uma reflexão e encontrar os aspetos que era necessário trabalhar”.

O responsável defende que os pais e os professores ficam igualmente sob stress com estas provas finais, com os próprios docentes a sentirem que são também avaliados em função dos resultados da prova final e que o seu trabalho ao longo do ano é desvalorizado.

A prova final do 1.º Ciclo, a Português e Matemática, realiza-se este ano pela primeira vez e conta 25 por cento para a nota do aluno, passando a 30 por cento no próximo ano, tal como os restantes exames.

Os alunos do 4.º ano que não obtiverem aprovação, poderão ter um apoio até julho e repetir a prova.

Na sexta-feira, realiza-se a prova de matemática.

CONHEÇA OS ENUNCIADOS DA PROVA: PF-Port41-F1-2013-Cad1___ E PF-Port41-F1-2013-Cad2___

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: