Santiago da Guarda inaugura polidesportivo em dia de celebração do Dia da Espiga

inaug polid Sant GuardaAproveitando as celebrações do Dia da Espiga, que contemplou uma merenda popular com a actuação dos ranchos folclóricos da freguesia, foi inaugurado, na tarde de domingo, o requalificado polidesportivo de Santiago da Guarda. Na ocasião, foi ainda homenageado Higino Rodrigues Valente, primeiro presidente da Câmara de Ansião após 25 de Abril de 1974 com a atribuição do seu nome a uma avenida local.

Uma requalificação orçada em cerca de 60 mil euros e que, segundo o presidente da Câmara de Ansião, Rui Rocha, contribuirá para “melhores condições de vida” na sede da maior freguesia do concelho. O edil, disse, ainda, tratar-se de uma intervenção que “segue a linha de orientação estratégica para o concelho e para a freguesia de Santiago da Guarda em particular”.

Tal como referiu, a 24 de Março, aquando da inauguração das obras de requalificação do espaço envolvente ao complexo monumental da Residência Senhorial dos Condes de Castelo Melhor, Rui Rocha considerou que que a intervenção visa dotar a sede de freguesia de um “núcleo urbano” como nunca visto, tendo em conta os equipamentos públicos ali instalados.

O autarca reafirmou, ainda, a importância dos apoios financeiros comunitários atribuídos ao município que ascenderam a mais de 8,3 milhões de euros para um total de investimento a rondar os 11,5 milhões.

Rui Rocha, aproveitou a ocasião para anunciar à centena de populares presentes o anúncio, para breve, da abertura de candidaturas a fundos que permitirá concretizar uma das “reivindicações mais prementes” para aquela freguesia serrana, a construção da nova Extensão de Saúde.

Uma opinião corroborada pelo presidente da Junta de Freguesia. Artur Ramalho que, na sua intervenção, elencou as obras que, nos últimos 20 anos, protagonizaram uma “revolução vertiginosa” em Santiago da Guarda, considerou “urgente a construção da Unidade de Saúde Familiar”.

Aproveitando a presença de Armando Vieira, presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), Artur Ramalho considerou que “nos últimos anos as freguesias têm sido perseguidas”, designadamente com a “diminuição abrupta das transferências estatais”. “O conceito de freguesia precisa de mais atenção por parte do Poder Central”, disse.

Realçando a importância do novo polidesportivo para a freguesia, Artur Ramalho referiu que “começam a delinear-se condições para a visita de turistas”, tendo em conta o património e as potencialidades existentes, dando como exemplo o complexo monumental da Residência Senhorial e os moinhos de vento.

 

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: