Câmara de Pombal dá utilidade pública ao Grupo Protecção Sicó

gps_duecaA Câmara Municipal de Pombal emitiu parecer favorável ao reconhecimento do Estatuto de Utilidade Pública ao Grupo Protecção Sicó (GPS), sedeado na cidade e que tem dedicado a sua acção principal ao maciço calcário da Serra de Sicó.

Criado em Agosto de 1997, o GPS é uma associação sem fins lucrativos, que tem como principal actividade a prática da espeleologia (técnico-científica), bem como de outras actividades ao ar livre.

De acordo com a autarquia presidida por Narciso mota, através de prospecção, desobstrução, exploração e topografia, a associação “promove o conhecimento, a protecção e a preservação tanto das cavidades como do ambiente do Maciço Calcário Condeixa – Sicó – Alvaiázere”, para além que “organiza, promove e participa em diversas actividades ligadas à espeleologia e à educação ambiental”.

Membro da Federação Portuguesa de Espeleologia, da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, e da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Leiria, o GPS obteve estatuto de Organização Não Governamental do Ambiente em Abril de 2012.

“O trabalho realizado pelo GPS conta com várias descobertas de novas cavidades, que enriquecem o património espeológico e arqueológico do nosso carsa, e com a colaboração em vários trabalhos científicos”, lê-se no parecer emitido pela Câmara Municipal que irá fazer parte do processo a remeter à gabinete do primeiro-ministro para obtenção do Estatuto de Utilidade Pública.

Com cerca de 25 por cento dos seus sócios a dedicar-se à actividade espeleológica, possuindo credenciação homologada pela Federação Portuguesa de Espeleologia, ao nível de formação, o GPS tem organizado cursos de Nível 1 (Descoberta da Espeleologia) e Nível II (Iniciação à Espeleologia), homologados pela mesma federação.

 

 

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: