Hospital de Pombal realiza ecografias para evitar deslocações dos utentes

hospital_pombalO Hospital Distrital de Pombal (HDP) iniciou, no passado dia 13 de Maio, a realizar um conjunto de novos exames de ecografia, após a aquisição de um novo equipamento instalado no Serviço de Imagiologia. O investimento pretende dar resposta aos utentes da área de influência daquela unidade de saúde: Pombal e concelhos vizinhos, nomeadamente os do Norte do distrito de Leiria.

O presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP), Helder Roque, considera aquele serviço “fundamental para o desenvolvimento e afirmação” do Hospital de Pombal “próxima dos seus utentes e atenta às suas necessidades”.

Com aquele novo equipamento será possível realizar em Pombal um número alargado de ecografias, nomeadamente da Tiroide, Pélvica, Abdominal, Renal, Vesical, Endovaginal e Transretal, evitando deslocações dos utentes a outras unidades de saúde.

“A realização destes exames era uma necessidade antiga no HDP, que assim poderá dar mais e melhor resposta aos utentes que aqui são seguidos”, explica Helder Roque, salientando que “a ideia é, como foi sempre, dotar o HDP de melhores infra-estruturas e equipamentos e diferenciando a sua oferta, consolidando cada vez mais esta unidade hospitalar na sua comunidade e como parte integrante e activa do Centro Hospitalar Leiria-Pombal”.

Por outro lado, com o objectivo de desenvolver, restruturar e redimensionar, de forma a servir localmente e com qualidade os utentes, o HDP dispõe, actualmente, de internamentos de Medicina e Cirurgia, Urgência Geral, e Consulta Externa de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Dermatologia, Dor, Gastrenterologia, Ginecologia, Hematologia Clínica, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Interna, Neurologia, Ortopedia, Pediatria, Psiquiatria, Sangue, e Urologia.

Consultas realizadas por especialistas do Hospital de Santo André (Leiria), tendo em conta que “não era possível aumentar a capacidade de resposta apenas com os recursos humanos do HDP”, explica Helder Roque, salientando que, assim, os utentes podem ser “atendidos no seu hospital, num esforço que é, a todos os títulos, louvável, de forma a corresponderem às necessidades dos cidadãos”.

A reorganização e redimensionamento da oferta no Hospital de Pombal, que desde Abril de 2011 integra o Centro Hospitalar Leiria-Pombal, enquadra-se também no projecto de acreditação já iniciado, no âmbito das exigências da Joint Commission International, e que recentemente atribuiu a acreditação de qualidade ao Hospital de Santo André, unidade de Leiria. “Este é um processo que está já em marcha neste hospital, com auditorias, definição de metas e reorganização de espaços e procedimentos, com o objectivo de assegurar cuidados assistenciais de qualidade, e garantir a segurança, o conforto e confiança dos cidadãos no seu Hospital”, refere Helder Roque.

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe um comentário