Adelino Mendes é candidato a Pombal por proposta da direcção nacional do PS

declaracao AM PS PombalAdelino Mendes recandidata-se à presidência da Câmara de Pombal depois de uma proposta da direcção nacional do Partido Socialista ter sido aprovada por “esmagadora maioria” na sexta-feira à noite pela comissão política concelhia. Apesar de ter sido o último candidato socialista a ser conhecido no distrito de Leiria, o actual vereador da oposição refere que a sua candidatura surge no “timing próprio” de um “processo articulado com a federação distrital e sobretudo com a direcção nacional”.

Foi perante os elementos da comissão política concelhia que Adelino Mendes leu a sua “declaração de candidatura” aos jornalistas e na qual refere que “a dignidade do trabalho e os pilares do Estado Social estão ameaçados pela acção de um governo que, a cada dia, se revela mais afastado dos portugueses e dos seus problemas concretos”.

Mas, para o candidato socialista, o momento que se vive no concelho de Pombal não é do melhor. “Nos últimos anos, o nosso concelho perdeu empresas, perdeu emprego, perdeu população, perdeu famílias, perdeu crianças” pelo que “aumentou o envelhecimento, a pobreza, a emigração, enquanto o desemprego triplicou”. Daí que considere que “vivemos uma situação de autêntica emergência económica e social”.

No entender de Adelino Mendes, quer nos governos do PS, quer na oposição na câmara municipal, os socialistas têm “lutado para que Pombal possa ter mais investimento, mais equipamentos sociais, melhores cuidados de saúde, escolas modernas, melhor ambientes e melhores estradas”. Contudo, “lamentavelmente, este governo do PSD suspendeu e anulou todos os investimentos no nosso concelho” dado como exemplo a ampliação dos centros de saúde e a Unidade de Cuidados Continuados.

Já relativamente à extinção de freguesias, “contra a vontade das populações e dos seus representantes eleitos”, o candidato garante que “um governo do PS retomará este assunto, em diálogo com os eleitos locais, fazendo as correcções administrativas que se justifiquem”.

Quanto à “governação do PSD no município”, Adelino Mendes considera que “tem manifestado impotência para enfrentar as investidas do Governo e para defender o nosso concelho”.

Reconhecendo as próximas eleições autárquicas irão “marcar o início de um novo ciclo em Pombal”, o candidato considerou “vital” a dinamização da economia, “atraindo empresas e investimento privado e criando emprego, de modo a fixar a população, sobretudo a população jovem”, sem descurar um “plano de emergência social que garanta o apoio aos cidadãos mais desfavorecidos”.

A terminar, e considerando que “vivemos, sem dúvida, tempos dramáticos”, Adelino Mendes fez um apelo a “todos os cidadãos de esquerda, mas também aos autênticos social-democratas e aos democratas cristãos e, no fundo, a todas as mulheres e homens de boa vontade, para que se juntem ao PS” naquele “combate”. “Um combate pelas pessoas, pela sua dignidade e por um futuro de esperança para todos”.

A candidatura de Adelino Mendes, de 39 anos de idade, surge por proposta da direcção nacional do PS, através de António Galamba. O ex-governador civil de Lisboa considera que Adelino Mendes “é um dos quadros mais qualificados e com maior experiência política” do partido. “Uma referência de trabalho em áreas tão vitais como a segurança interna ou a protecção civil”, numa alusão pela sua passagem pelo Governo Civil de Leiria e pelas secretarias de Estado da Protecção Civil e da Administração Interna.

“Alguém a quem o PS e o país muito devem pelo contributo dado para a melhoria da capacidade de resposta do Estado para os problemas das pessoas”, refere Galamba, acrescentando que a candidatura de Adelino Mendes é uma “solução para o presente e para o futuro, sustentada e sustentável, que garante articulação com as estruturas do PS e com os municípios contíguos ao de Pombal”.

 

 

 

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: