Câmara de Pombal empenhada em mudar PSP para ex-escola Conde Castelo Melhor

esq-psp-pblA Câmara Municipal de Pombal está empenhada em transferir a Esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) para o edifício da antiga Escola Conde Castelo Melhor, tendo, para tal, pedido “especial atenção” ao ministro da Administração Interna, com vista à concretização daquela pretensão.

Narciso Mota, presidente da autarquia, compromete-se a “tudo fazer” dentro da sua “esfera de competências” para viabilizar o projecto em estudo, “adaptando-se o referido espaço às exigências actuais, podendo ser beneficiado em termos de instalações, funcionalidade e estacionamento”.

A PSP está instalada, desde sempre, em dois pisos de um edifício junto ao Jardim do Cardal, apresentando, desde há algum tempo, falta de condições. Não só de funcionalidade, mas também de segurança, uma vez que parte do edifício é destinado a escritórios, com entrada comum.

Uma situação tornada pública, recentemente, pelo deputado social-democrata Pedro Pimpão após uma reunião com o respectivo comando policial. O parlamentar, que é também vereador da Câmara de Pombal, considerou que a PSP funciona em instalações com “condições exíguas” que “não apresentam as garantias mínimas para o desempenho cabal das funções da polícia”.

Segundo Pedro Pimpão, aquela é a “única Esquadra de polícia do país com um espaço comum a um edifício habitacional, o que coloca muitas dificuldades na segurança e confidencialidade que devem ter os espaços reservados à PSP”. “Para além das condições interiores, também não existe um espaço reservado de viaturas apreendidas que não devem ficar na via pública, pelo que, a deslocalização da Esquadra é já um anseio antigo e justo da PSP Pombal”, frisou.

Considerando que o município “tem envidado esforços” no sentido de “assegurar e colaborar na manutenção de condições de trabalho dignas nos diferentes serviços de apoio às populações”, o presidente da autarquia vê com bons olhos a transferência da PSP para o edifício da Escola Conde Castelo Melhor, junto ao hospital e ao antigo quartel dos bombeiros, e onde tem funcionado, a título provisório, os terceiro e quartos anos da Escola Básica do 1º Ciclo da cidade. O edifício já foi visitado, recentemente, pelo Comando Distrital de Leiria da PSP e por técnicos do Ministério da Administração Interna.

Por outro lado, Narciso Mota aproveitou a presença do ministro Miguel Macedo, em Pombal, na quarta-feira, para lhe pedir “encarecidamente” que, “na medida possível, interceda” para que aquela “justa reivindicação seja atendida”.

Assim como, a realização de obras de beneficiação no quartel do Destacamento Territorial de Pombal da Guarda Nacional Republicana. O autarca recorda que a reparação e beneficiação do edifício têm sido, nos últimos anos, assumidos pelo município. Contudo, existe agora a possibilidade das novas obras de melhoria, cujo projecto está em curso, possam vir a ser financiadas no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: