José Guardado candidata-se à Câmara de Pombal para recuperar o eleitorado do CDS-PP

apres  Jose GuardadoO candidato do CDS-PP à Câmara de Pombal, José Guardado, quer recuperar o eleitorado que o partido já teve em Pombal e que representa “dez por cento dos votos”. O economista, vogal da Comissão Política Distrital do CDS/PP de Coimbra, apresentou na manhã de sábado a sua candidatura, afirmando que “é tempo de dar voz a todos os que se identificam com os valores” do partido.

Em conferência de imprensa, José Guardado falou em três “pontos fulcrais” da sua candidatura: “a implementação de uma estratégia que visa a criação de emprego para os jovens no concelho, recolocar o sector primário como motor de desenvolvimento do concelho, e, ajustar a oferta da formação do concelho às necessidades do tecido empresarial”.

O ex-auditor financeiro da Inspecção Geral da Educação e Ciência quer ver o município a destinar “cinco por cento da receita do Imposto Municipal sobre Imóveis para dar estímulo à criação de micro negócios locais”, designadamente promovidos por jovens.

Outra grande aposta do candidato passa pela floresta e agricultura. Guardado defendeu a implementação de um “plano de desenvolvimento rural para o concelho”, e fazer com que o sector primário “volte a ser o motor de crescimento da economia local”.

Uma estratégia que, segundo o candidato, “está devidamente articulada com a aposta na educação, através da criação de um curso agrícola”. Aproveitando a ideia do seu “amigo” Fernando Mota, director da Escola Secundária de Pombal, Guardado defendeu a criação de uma Escola Profissional Agrícola, com valências em Hotelaria e Turismo. “Não são necessários grandes espaços, uma vez que escolas como a Gualdim Pais têm terrenos que permitiriam essa instalação”, exemplificou.

Ainda na área da educação, José Guardado, pretende que a Escola Tecnológica, Artística e Profissional (ETAP), onde leccionou, “volte a ser o que já foi, uma escola de excelência no país”.

O economista, de 59 anos, natural da freguesia de Almagreira é o rosto da candidatura da Concelhia do CDS-PP à Câmara de Pombal, que nas últimas autárquicas não se apresentou ao eleitorado. “Regressamos a Pombal como a alternativa à cara e coroa da mesma moeda”, afirmou Sidónio Santos, presidente da estrutura concelhia.

O dirigente centrista explicou que aquele projecto “é de âmbito político mas não de políticos” adiantando que pretende “dar voz aos cidadãos esquecidos no concelho”, sendo o seu objectivo “alcançar a máxima representatividade nos órgãos autárquicos”.

Já para Domingos Doutel, coordenador autárquico do CDS-PP, a candidatura de José Guardado “é um refrescamento com ideias novas e criatividade” e que “vem dar um novo fôlego a Pombal”. Um concelho que, na opinião de Manuel Isaac, deputado e líder distrital de Leiria, possui uma “máquina” de 20 anos de PSD que “não é fácil desmontar”. No entanto, dirigindo-se aos protagonistas da candidatura disse que “não é de desanimar” e que “aquilo que conquistarem é uma grande conquista e o princípio de um trabalho”.

Por sua vez, Adelino Abreu João, ex-líder concelhio do CDS-PP e dado como apoiante do PSD, em últimas eleições, considerou que “estar junto do poder é aconchegante”, mas “se querermos democracia, termos de ter representatividade nos partidos”. “O eleitorado não deve fazer de um partido político o seu quintal” pelo que “devem analisar todas as propostas”. “Cá estarei para escolher os melhores, independentemente do lado que estiverem”, afirmou o empresário.

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: