JSD saúda projecto para parque verde pelo qual lutou durante mais de dez anos

parque verde PombalA Juventude Social Democrata (JSD) de Pombal saúda o anúncio do projecto do futuro parque verde da cidade, divulgado pelo município através da sua página no Facebook. Para a JSD, que sempre fez daquela ideia a sua “bandeira política”, trata-se do culminar de “mais de dez anos de muita insistência”.

Numa nota de imprensa, aquela estrutura partidária recorda que “vários líderes da JSD colocaram esta pretensão no topo dos seus programas políticos durante vários anos, por entenderem que a cidade de Pombal necessitava e merecia ter um vasto espaço verde” que “permitisse aos jovens e às famílias usufruir de um contacto com a natureza e de um espaço capaz de acolher as mais diversas actividades desportivas, de lazer e outras”.

“Esta intenção da Câmara Municipal vem mostrar que mais uma vez a JSD se antecipou e com alguns anos de antecedência vislumbrou aquilo que era uma necessidade premente de Pombal”, afirmam os jovens social-democratas liderados por Renato Guardado.

Para a mesma JSD, “a realização deste investimento e, em particular, de uma proposta muito defendida e consolidada pela JSD Pombal, por vezes até de modo isolado, prova que o esforço, dedicação, empenho e esperança que os jovens social-democratas colocam na sua acção política diária, debatendo e propondo aquilo que consideram ser projectos fulcrais para Pombal – como foi o caso do Parque Verde e como é o caso das propostas da Casa da Juventude, dos Julgados de Paz e mais recentemente do Georparque de Sicó -, ainda fazem sentido e ainda valem a pena”.

O Município publicou, na sexta-feira, algumas peças do projecto do futuro parque verde da cidade, que surge “como elemento estruturante e agregador de todas as áreas verdes construídas ou a construir entre o Açude e a Urbanização das Cegonhas, num conjunto de intervenções que têm vindo a recuperar as margens consolidadas do nosso núcleo urbano”, refere.

Ainda, segundo a autarquia presidida pelo social-democrata Narciso Mota, “integrando-se no projecto de reordenamento em torno do Rio Arunca, o Parque Verde da Cidade de Pombal, com mais de cinco hectares, será uma ampla área verde urbana, que se afirmará como o coração verde da cidade”, e que “permitirá aos munícipes usufruir de novos espaços de lazer e recreio, a um passo do centro da cidade”. “Albergará um conjunto de ciclovias e percursos pedonais, bem como, múltiplas valências vocacionadas para usufruto de todos os escalões etários, proporcionando uma melhoria na nossa qualidade de vida”, adianta.

Fonte da autarquia revelou ao nosso jornal que a divulgação daquele projecto surgiu depois de finalizado o acordo entre o Município e os proprietários do respectivo terreno. “Agora o processo vai seguir os trâmites necessários” como a “estimativa e cabimentação de verbas”, refere a mesma fonte.

Orlando Cardoso | Diário de Leiria | Diário de Coimbra

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

2 Responses to JSD saúda projecto para parque verde pelo qual lutou durante mais de dez anos

  1. João Forte says:

    “mais uma vez a JSD se antecipou e com alguns anos de antecedência vislumbrou aquilo que era uma necessidade premente de Pombal”. E desde quando é que a JSD de Pombal se antecipou relativamente a esta questão, do parque verde? A ideia do parque verde já tem muitos anos, a diferença é que agora que se fala nisso a JSD se aproveita politicamente disso mesmo. Já antes destes 10 anos se falava num parque verde, não sendo, portanto, uma ideia peregrina.
    A JSD tem todo o mérito em falar nesta questão, do parque verde, agora dizer que se antecipou, isso é que não me parece correcto do ponto de vista ético. O parque verde já deveria existir há muitos e muitos anos.
    E já que fala em propostas, estou para ver se esta juventude partidária também tentará aproveitar-se politicamente de outras propostas, as quais não são da sua autoria e já existem, no concreto, há 6 anos, embora quase 2 anos antes já alguém tivesse lançado a ideia, caso de um geoparque para a região de Sicó. Neste caso trata-se de uma mera adenda a uma proposta externa à JSD.
    Isto para que mais tarde ninguém possa dizer que se antecipou…
    Voltando à questão do parque verde, é bom lembrar que do anúncio até à efectivação do mesmo, pode acontecer muita coisa, tal como aconteceu com o projecto de centro de interpretação ambiental dos Poios, portanto é bom não festejar antes do tempo e lembrar que a população pode e deve ter lugar na discussão deste projecto, o qual é para seu usufruto.
    Fora isso, esperemos que Pombal tenha um verdadeiro parque verde, onde a população possa desfrutar de um espaço que se pretende “único” na cidade.

  2. Teca says:

    Espero que realmente se complete o que já está iniciado, pois será uma mais valia para a cidade!…. Será bom não esquecer que poderão existir cheias por isso deverá ser tido em conta esse fator!…Já agora e enquanto os pombalenses não têm mais nenhum espaço verde que tal repararem a parte que caiu junto ao Açude nas ultimas cheias?…E também a construção de passeios na zona de Flandes que dá acesso ao Açude?…Todos os dias se vêm crianças, adultos com carros de bebés,…a caminhar na estrada para entrarem no corredor ribeirinho junto ao Lagar!…Em causa está a segurança das pessoas pois nem as bermas estão limpas!…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: