Leitão Amaro elogia autarca de Alvaiázere por ser de “boas contas”

Fafipa AlvaiázereO secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, elogiou o presidente da Câmara de Alvaiázere, Paulo Tito Morgado, por ser um “governante de boas contas”. “É merecedor de um grande elogio”, disse o membro do governo ao presidir à sessão solene de abertura do evento “Alvaiázere Capital do Chícharo”.

Para Leitão Amaro, “esta é a realidade da maioria das autarquias portuguesas”, sendo “falso que a generalidade dos autarcas não é de boas contas”. Referindo que “a maioria dos municípios tem as suas contas no verde”, o secretário de Estado deixou uma “homenagem e reconhecimento” aos autarcas que fazem uma “aposta nos seus territórios e na melhoria das condições de vida das pessoas”.

Antes, Paulo Tito Morgado deu vários exemplos de “boa prática de gestão autárquica” que tem implementado no município que gere há dois mandatos. “Alvaiázere não precisou de ser chamada à atenção para efectuar uma redução nas despesas com pessoal”, disse o autarca social-democrata, referindo-se, também, às despesas com o seu gabinete de apoio ao presidente e aos encargos com os vereadores a tempo inteiro que não são remunerados como tal.

Para Tito Morgado, a sua gestão municipal “é motivo de orgulho”, assumindo-se como “apologista” quanto à redução de transferências da administração central para os municípios, o que no caso concreto de Alvaiázere tem tido, desde 2010, uma quebra na ordem dos 700 mil euros anuais.

No entanto, prossegue o autarca, “nem isso inviabilizou os investimentos realizados e em curso um pouco por todo o concelho”.

Ao iniciar a sua intervenção, o edil enalteceu a importância da visita de Leitão Amaro ao concelho o que permite “responder com muito mais eficácia e proactivamente” aos anseios e dificuldades das populações. “Um mergulho no território que é essencial”, frisou.

Leitão Amaro aproveitou, ainda, para destacar as “vantagens” de se viver no interior do país. Assumindo-se como “absolutamente contra a fatalidade de dizerem que o interior está condenado”, o secretário de Estado apelou a todos os presentes para que “não abdiquem do privilégio de viver no interior”.

“O interior não é só pedras e montes” disse o governante adiantando que “há espaço onde se pode instalar indústrias, torres eólicas e trabalhar a terra”, dando como o exemplo a produção do chícharo, um ícone do concelho de Alvaiázere e de toda aquela região de Sicó.

Por outro lado, Leitão Amaro destacou a importância do intermunicipalismo, considerando que “todos os produtos locais são demasiado pequenos para serem explorados por um só município”. Pelo que “há que seguir estratégias de valor em conjunto” até porque “juntos os municípios são mais fortes”, disse.

Antes de uma visita ao certame que está a decorrer em Alvaiázere sob a imagem de marca “Capital do Chícharo”, António Leitão Amaro e Paulo Tito Morgado descerraram uma lápide que assinala a abertura ao tráfego da nova ligação de Alvaiázere ao nó de acesso à auto-estrada (AE) nº 13, que liga Coimbra a Tomar. Uma via rodoviária integrada na subconcessão do Pinhal Interior Norte e que contribuirá para uma melhor acessibilidade àquele concelho do Norte do distrito de Leiria.

 

 

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

One Response to Leitão Amaro elogia autarca de Alvaiázere por ser de “boas contas”

  1. João Forte says:

    “governante de boas contas”? Caro António Amaro, não sei que números lhe mostraram, mas manifestamente foram os números errados. Basta ver o endividamento da Câmara Municipal de Alvaiázere antes e depois do actual autarca, Paulo Morgado, ter iniciado funções, para facilmente perceber que de governante de boas contas este nada tem. Endividar não é bem gerir…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: