Pimpão quer associações de estudantes como “verdadeiras escolas de cidadania”

PPimpaoO deputado do PSD Pedro Pimpão quer ver as associações de estudantes a reforçar a “intervenção cívica dos jovens” proporcionando um “maior envolvimento dos mesmos com a comunidade”. Ou seja, “verdadeiras escolas de cidadania”, refere o parlamentar.

A ideia consta de um Projecto de Resolução que já deu entrada na Assembleia da República pelas mãos dos dois partidos da maioria (PSD e CDS-PP), que recomendam ao governo a “simplificação das regras para criação de associações juvenis como forma de revitalizar o movimento associativo nas gerações mais novas”.

O anúncio foi feito pelo deputado após uma reunião com a direcção da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Pombal.

Segundo Pedro Pimpão, “considerando que se deve promover o aumento do nível de participação cívica dos estudantes do ensino básico e secundário, torna-se necessário a adopção de medidas efectivas que contribuam para a revitalização das associações de estudantes”, sabendo-se que o governo “se prepara para dar prioridade à revisão do Regime Jurídico do Associativismo Juvenil”.

Aquela Resolução propor ao governo a adopção de várias medidas como a “implementação de um plano integrado de revitalização das associações de estudantes do ensino básico e secundário como vector de promoção de uma cidadania juvenil mais activa” e a “criação de um manual de boas práticas” daquelas mesmas associações de estudantes, e o “desenvolvimento de programas de formação especial para dirigentes associativos”.

A “simplificação do processo de legalização e inscrição no Regime Nacional das Associações Juvenis das associações de estudantes” e o “reforço do apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude à inscrição e/ou actualização de dados” das mesmas associações, são outras das medidas propostas, para além, do “aumento das prerrogativas das associações de estudante e reforço da articulação com os órgãos directivos dos respectivos estabelecimentos de ensino”.

Pedro Pimpão enumera, ainda, outras medidas, tais como o “alargamento do âmbito de intervenção das associações de estudantes ao Desporto Escolar e ao Empreendedorismo” e a criação de um programa especial “Aprender a viver a Cidadania”.

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: