Loja Social ‘Compras Felizes’ apoia mais de 200 famílias em três anos

compras felizesEm três anos de funcionamento, a Loja Social “Compras Felizes”, promovida pela Associação de Pais e Educadores para a Infância (APEPI) de Pombal, já apoiou 207 famílias, alcançando mais de 600 pessoas, muitas das quais crianças. Porém, as necessidades para satisfazer todos os pedidos fazem com que prosseguiam diversas actividades de angariação de bens.

Tendo como objectivo “satisfazer as necessidades imediatas de indivíduos / famílias carenciadas, através de donativos, cedidos por particulares ou empresas / serviços, para que esta seja um elo forte da rede de apoio social”, aquela Loja Social atende as pessoas encaminhadas por diversos serviços como é o caso do Serviço Local de Acção Social de Pombal do Centro Distrital de Leiria do Instituto de Segurança Social.

Um serviço que “faz a avaliação do agregado familiar, com base nos critérios de admissão definidos pelo Regulamento Interno próprio”, refere a direcção da APEPI, acrescentando que “os serviços que encaminham informam quais as necessidades mais prementes dos agregados, que podem ir desde bens alimentares a produtos de higiene, vestuário, entre outras”.

A mesma direcção refere que o número de famílias apoiadas “tem crescido substancialmente” sendo a maioria residente na freguesia de Pombal. “Os elementos encontram-se desempregados e em situação de carência económica e têm descendentes menores de 12 anos a cargo”, diz, adiantando que quanto às necessidades sinalizadas, “a mais expressiva é a de bens alimentares”.

Segundo os seus dirigentes, aquele espaço tem funcionado “graças à colaboração dos diferentes parceiros”, bem como à “articulação positiva entre os diferentes serviços responsáveis pela sinalização e encaminhamento dos beneficiários”. “Acresce que o empenho por parte dos/as voluntários/as que asseguram o funcionamento da LS – Compras Felizes é essencial para prestação de um serviço de qualidade, na medida em que efectuam um atendimento personalizado às famílias, ao mesmo tempo que contribuem para a organização e gestão do stock da mesma, com supervisão da APEPI”, refere.

Por outro lado, “a sensibilidade de várias entidades e pessoas em nome individual para a problemática das famílias apoiadas pela LS – Compras Felizes, que contribuíram com a doação de bens essenciais para estas famílias, minimizou as situações de carência das famílias apoiadas”, considera a direcção da APEPI.

Porém, aquela valência está a enfrentar alguns constrangimentos, designadamente com a escassez de donativos ao nível de bens alimentares e artigos de higiene, “o que dificulta a prestação de uma resposta adequada às necessidades dos beneficiários, a diminuição da doação de vestuário, a falta de recursos ao nível do mobiliário, electrodomésticos e equipamento domésticos, que são bens doados em baixo número”.

Com vista a angariar verbas, será realizado um evento cultural no Teatro-Cine de Pombal no dia 21 de Junho, com a participação da Tuna da Universidade Sénior de Pombal, da academia de dança “Dan Spirit” e do maestro Fernando Falcão.

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: