Praia do Osso da Baleia valorizada pelo “belíssimo enquadramento”

(foto: Ana Jesus)

(foto: Ana Jesus)

Octávio Ferreira, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) destacou, ontem, o “belíssimo enquadramento” da praia do Osso da Baleia inserida na Mata Nacional do Urso. Um envolvimento “verde e natural” que só a “valoriza”, disse, durante a cerimónia do hastear das bandeiras Azul e de Praia Acessível.

Aquele técnico enalteceu, ainda, a importância de toda aquela zona florestal que envolve a única praia do concelho de Pombal. “É um espaço extremamente importante, no aspecto económico, paisagístico, ambiental, social e cultural” pelo que “compete-nos a nós contribuirmos para que ele continue verde e pujante”, afirmou Octávio Ferreira.

Também o capitão do Porto da Figueira da Foz aproveitou a ocasião para realçar a qualidade daquela praia, que “cumpre com todos os requisitos”. “Contrariamente ao que muitos pensam, os critérios de atribuição da Bandeira Azul não são apenas os relacionados com a qualidade da água”, disse Rui Amado, referindo-se, também, aos “aspectos de segurança da praia”, em especial o “salvamento e assistência a banhistas”.

Aquele capitão sublinhou, também, o facto de, pelo segundo ano consecutivo, o Osso da Baleia integrar a rede de praias que dispõem da aplicação “Praia Directo”, que dá acesso a informação em tempo real sobre temperatura da água, velocidade e direcção do vento, entre outras. Assim, como do “Praia Segura”, com vista a um melhor socorro por parte dos nadadores-salvadores em caso de necessidade.

À semelhança do que tem acontecido anualmente, a Junta de Freguesia do Carriço, através da sua secretária, Cláudia Marques, desejou que os projectos de qualificação daquela estância balnear sejam concretizados, designadamente quanto ao parque de estacionamento e ao apoio de praia. Investimentos necessários para que a praia continue a ser uma “referência nacional”, frisou a autarca.

Um esforço das autarquias que Edmea Silva, da Agência Portuguesa do Ambiente, não deixou de salientar. Aquela responsável espera que o novo Plano de Ordenamento da Orla Costeira, cuja publicação está prevista acontecer no final do ano, “traga alguma abertura para que o Município de Pombal possa melhor gerir o espaço”.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Pombal não tem dúvidas que a Praia do Osso da Baleia, distinguida com o galardão de Praia Dourada, “é um exemplo a nível nacional” dando um “contributo para o bem-estar dos veraneantes”.

Narciso Mota destacou as “condições de segurança” que a praia oferece, o que permite com que as pessoas “se sintam bem”.

O autarca aproveitou o momento para destacar a “estratégia” que o concelho de Pombal tem seguido nas últimas décadas. “Tem obras realizadas, e obras que se vão realizar, que contribuem para um país mais evoluído, mais rico, mais participado e mais realizado” e que “vão ao encontro da ansiedade e dos desejos de um bem-estar das pessoas”, disse.

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: