Figueiró dos Vinhos quer afirmar-se no turismo cultural como “vila de artes”

inaug centro artes Fig VinhosO presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos não tem dúvidas que com o novo Museu e Centro de Artes, o concelho “poderá enfrentar sem receio o futuro” numa “vertente turística cada vez mais exigente mas também cada vez mais numerosa”. “Figueiró dos Vinhos passará a ser, definitivamente, uma vila das artes”, disse Rui Silva, na sessão solene de inauguração do novo espaço cultural, realizada dia 24 de Junho presidida pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Pedro Saraiva.

Representando um investimento a rondar um milhão de euros, a estreia daquele Museu e Centro de Artes coincidiu com o Dia do Concelho e com a inauguração do requalificado parque infantil no Jardim Municipal.

Para breve ficou a inauguração das obras de beneficiação do “Casulo Malhoa”, orçadas em cerca de 200 mil euros, para onde será transferido o posto de turismo e um espaço museológico dedicado à divulgação da vida e obra de José Malhoa.

Quanto ao novo Museu e Centro de Artes, Rui Silva refere que o mesmo “vem complementar os dois equipamentos culturais contíguos [Casulo Malhoa e Clube Figueiroense] constituindo um pólo cultural de relevo que se pretende de referência na região e no âmbito de um consistente projecto de turismo cultural”.

Porém, “como não só de turismo cultural vive um concelho”, a aposta de Figueiró dos Vinhos passa, também, pelo turismo de natureza, refere o autarca, dando como exemplo as várias potencialidades do concelho nessa área, como a rede das Aldeias de Xisto, a futura Rede do Zêzere, entre outras.

Depois de ter sublinhado a importância para o concelho de um investimento brasileiro na área da odontologia, que “irá criar entre 80 a 100 postos de trabalho”, Rui Silva tentou sensibilizar o presidente da CCDRC para a necessidade de apoio no projecto de ampliação da zona industrial local.

Um pedido que não deixou Pedro Saraiva insensível. O representante do governo na Região Centro, elogiou o facto de Figueiró dos Vinhos se encontrar no topo dos municípios com melhor grau de execução de projectos financiados por fundos comunitários, o que lhe permitirá poder candidatar-se aos novos concursos de apoio à construção de zonas empresariais locais. “Está no top do ranking dos municípios de bom comportamento”, frisou.

Por outro lado, o presidente da CCDRC enalteceu a importância do novo espaço cultural daquela vila do Pinhal Interior Norte, no “portefólio invejável” da região Centro em termos de património, destacando o facto da recente classificação de Coimbra como Património da Humanidade. “Hoje o Centro é a região com mais densidade de património classificado”, disse.

“Longo e difícil caminho”

“Foi longo e difícil o caminho para chegar ao dia de abertura do Museu e Centro de Artes que se pretende seja um novo marco no roteiro cultural da região e importante não só do ponto de vista do concelho, mas para o círculo regional de arte”, afirma José Fidalgo, vereador da Cultura e que deu seguimento ao trabalho iniciado por Álvaro Gonçalves, falecido em 2012.

Para a sua estreia foi escolhida uma exposição de obras dos figueiroenses por nascimento escultores Simões de Almeida (Tio) e Simões de Almeida (Sobrinho), e dos figueiroenses por adopção José Malhoa e Manuel Henrique Pinto.

No entanto, José Fidalgo afirma que “a função do espaço não se extingue nestes artistas” já que “permitirá muito mais”, designadamente “conhecer outros autores e outras obras em diálogo de tempos e espaços diferentes”.

 

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: