Hospital de Pombal quer ser referência na saúde da região

Dia do Hospital PombalTendo a qualidade como preocupação, o Centro Hospitalar de Leiria – Pombal (CHLP) quer fazer da unidade de Pombal uma referência na região Norte do distrito de Leiria e parte do concelho de Soure. O Hospital de Pombal comemorou, no final da passada semana, pela primeira vez, o Dia do Hospital, para prestar homenagem aos seus colaboradores.

Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHLP, aproveitou a ocasião para anunciar a realização de obras de remodelação do interior do hospital, que já tem em curso as obras de reabilitação do telhado e fachadas.

O objectivo passa por aumentar o “conforto e segurança dos nossos doentes e colaboradores, modernizando instalações e equipamentos”, disse, anunciando, também, uma remodelação completa do bloco operatório, dotando-o de “todas as condições essenciais ao tempo actual, destinado a fomentar a Cirurgia de Ambulatório”.

Por outro lado, Helder Roque revelou a sua preocupação quanto à “eficiência económica do Hospital Distrital de Pombal” onde “ainda está um caminho duro a percorrer”. Contudo, o presidente do CHLP considera que “igualmente importante e fundamental é também as nossas preocupações com a qualidade”, pelo que aquela unidade de saúde “terá que ser cada vez mais uma referência pela qualidade do trabalho que presta, prestigiado, desenvolvido na sua dimensão e a caminho da meta da qualidade e organizacional”.

Daí que já esteja em curso o processo de preparação para a certificação de Qualidade pela “Joint Commission Internacional”.  Um processo que já provocou “grandes diferenças”, como revelou Cristina Carvalho, directora do Serviço de Cirurgia e responsável pelo Grupo Funcional da Qualidade do hospital.

Também Bilhota Xavier, presidente da Comissão de Qualidade do CHLP destaca a importância da certificação para o hospital de Pombal, onde já foram dados “grandes passos na questão da segurança dos utentes, um dos aspectos fundamentais na gestão da Qualidade”.

Garantindo que “vamos aproximar ainda mais o Hospital de Pombal de quem dele necessita”, Cristina Carvalho referiu que a unidade já presta “mais consultas, conseguimos já fazer uma grande gama de exames ecográficos, damos melhor assistência aos doentes internados, melhorámos o serviço de urgência”.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara, Narciso Mota, destacou o “grande desenvolvimento” que o hospital tem tido, assegurando que “todos contribuiremos para atingir o patamar de excelência que o CHLP já nos habituou”. Para o autarca, o município “deverá ter um papel interventivo na saúde das suas comunidades, de forma a melhorar os cuidados prestados às pessoas”.

Colaboradores reconhecidos pelo esforço

No Dia do Hospital foram reconhecidos os colaboradores com mais de 25 anos de serviço. “Sabemos que o exercício das funções de todos os colaboradores do hospital, porque é por eles que estamos hoje aqui reunidos, decorre num período particularmente difícil e complexo, num quadro de grandes restrições e imensas dificuldades que são necessárias enfrentar para dinamizar a nossa instituição”, disse Helder Roque, salientando que “saber contornar essas dificuldades e avançar no desenvolvimento harmonioso e sustentável do hospital, são desafios que se nos colocam”.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: