Ministro brinda comandante com crachá de ouro ao inaugurar quartel renovado

bomb Castanheira PeraO ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, inaugurou no domingo, 30 de Junho, as obras de beneficiação e ampliação dos Bombeiros de Castanheira de Pera. Um investimento de 340 mil euros que visa dotar os bombeiros de melhores condições de operacionalidade e revitalizar o corpo feminino da corporação.

Na ocasião, o comandante José Domingues, foi agraciado com a mais alta condecoração atribuída pela Liga dos Bombeiros Portugueses. Por proposta da direcção, presidida por Baltazar Lopes, o operacional recebeu das mãos de Miguel Macedo o crachá de ouro como forma de reconhecimento.

No ano em que a corporação comemora 65 anos de existência a conclusão das obras de renovação do seu quartel “é, sem dúvida, um enorme presente”, afirmou o presidente da direcção, Baltazar Lopes. Até porque, se tratam de obras iniciadas há cerca de seis anos.

O dirigente aproveitou para enaltecer a importância da intervenção para dotar a corporação de melhores condições de conforto e de operacionalidade. Assim como para agradecer os diversos beneméritos que contribuíram para que tal tivesse sido possível, apesar da comparticipação dos 85 por cento de fundos comunitários.

Para aquele dirigente, “uma nova vida começa” na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera. Mas, “desengane-se quem pensa          que tudo está feito”, disse, adiantando que “é chegada a hora de dotar a operacionalidade mais eficiente e eficaz”.

Por outro lado, Baltazar Lopes referiu-se ao escasso apoio financeiro atribuído mensalmente à corporação de bombeiros por parte do Ministério tutelado por Miguel Macedo, na ordem dos 2.500 euros. “Um valor insuficiente para esta casa”, frisou.

Em jeito de resposta, o governante realçou o facto de ter sido actualizado o referido valor para 2013, o que implicará, a nível nacional, um aumento na ordem dos 2,3 milhões de euros. No entanto, Macedo reconhece que “ainda assim não dê para suprimir todas as carências”.

O ministro aproveitou a ocasião para reafirmar as “três áreas fundamentais” para a área da protecção civil no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio, e que passam por investir nas condições de operacionalidade dos bombeiros, no reequipamento do parque automóvel das corporações e na formação dos operacionais.

Por outro lado, Miguel Macedo referiu-se ao investimento e ao empenho realizado para que Portugal seja um país seguro. Uma das suas “prioridades políticas” garantindo que tudo fará para que “Portugal seja e continue a ser um dos países mais seguros da Europa”.

Antes, o presidente da Câmara Municipal, destacou a “excelência” do agora renovado quartel dos bombeiros. Fernando Lopes considera tratar-se de uma intervenção que visa dotar o serviço local de protecção civil “mais rico, mais eficiente e mais eficaz” sendo um “elevado valor estratégico” para o concelho.

Bombeiros do distrito precisam de renovar frota

O presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Leiria, Mário Cerol, apelou ao ministro da Administração Interna para a necessidade de dotar as corporações do distrito com mais e melhores meios. O comandante considera que “uma das prioridades em algumas corporações de bombeiros do distrito de Leiria é a renovação do seu parque automóvel”, pelo que o Ministério da Administração Interna deverá continuar empenhado nessa missão. Quanto à beneficiação do quartel de Castanheira de Pera, Mário Cerol afirma ser uma “obra digna e merecedora de todos os elogios”.

 

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: