“Colheita d’Artes” promove a excelência rural da região

colheita de artesRecuperar a tradição, dar destaque ao artesanato, à produção agrícola e à gastronomia, são as principais ideias do projecto “Colheita d’Artes”, promovido por Sandra Pedrosa e Liliana Santos, duas jovens de Pombal. A iniciativa pretende, também, descobrir locais e marcos do país, através de passeios e actividades organizadas.

A ideia inicial daquelas duas amigas, que têm em comum o gosto pela arte, a valorização dos costumes e cultura portuguesa, foi criar uma plataforma online onde “artistas da terra” pudessem mostrar a sua arte. Sentindo tratar-se de uma ideia “audaz” fizeram-na crescer. “Logo percebemos que a nossa colheita poderia envolver outros talentos, o que nos motivou a querer convidar outras pessoas a colaborar connosco”, dizem, adiantando que hoje a equipa conta com mais duas pessoas “com aptidões e competências valorosas para o projecto”.

O projecto visa “dar vida ao artesanato e arte contemporânea e trazer de volta as tradições”, através da “colheita” e divulgação dos “artistas da terra” e dar, assim, um fim comercial aos seus produtos, dizem as promotoras.

Já na área da agricultura familiar, o “Colheita d’Artes” vai à procura dos quintais de cada região, funcionando como uma plataforma de “comércio e distribuição de produtos excedentes da produção habitual das famílias”. Daquela forma, será uma “banca de mercado online recheada de produtos frescos e de excelente qualidade”.

Por sua vez, na vertente turística, “pretendemos dar destaque a actividades pedestres e desportivas ao ar livre”, dizem aquelas duas jovens com “grande vontade de fazer acontecer”. “O desafio é ir ao encontro do Portugal autêntico e dar a conhecer lugares, cultura, história e estórias de gentes com tradições e costumes tão próprios de cada região”, realçam.

Para “inaugurar” o projecto, que quer assumir-se como “marca de excelência” no país e na Europa, a “Colheita d’Artes” realizou, a 30 de Junho, um percurso pedestre guiado no concelho de Figueiró dos Vinhos, com actividades de lazer e aventura.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: