Mais de 240 europeus em Samuel para debaterem energia e clima

Samuel SoureMais de 240 representantes dos diversos países membros da União Europeia (UE) vão estar reunidos, no fim-de-semana na freguesia de Samuel para debaterem questões energéticas e a redução do impacto das alterações climatéricas.

A iniciativa insere-se no encontro anual da “Carta das Comunidades Europeias”, criada há mais de 20 anos, e que reúne uma comunidade rural de cada um dos 27 países da UE, à beira de integrar em breve mais um país, a Croácia, e tendo aquela freguesia do concelho de Soure como representante portuguesa.

Tendo como compromisso aumentar a integração europeia, juntando os cidadãos europeus à mesma mesa, “a rede é um instrumento ao dispor dos cidadãos das diferentes comunidades, que têm a oportunidade de, literalmente, atravessar fronteiras”, refere Teresa Pedrosa, presidente da Junta de Freguesia de Samuel, adiantando que é, ainda, “usada para promover o conhecimento mútuo em todas as áreas possíveis”.

Sendo um dos momentos altos da organização, o encontro anual é organizada, alternadamente por um dos países membros, sendo escolhido entre os autarcas de freguesia, representantes de cada comunidade, que se farão representar no evento com dez pessoas cada, sendo quatro jovens e seis adultos.

Os participantes irão ficar alojados em casas de famílias de acolhimento, que no caso de Samuel serão mais de uma centena, envolvendo, também, mais de 100 jovens voluntários.

Segundo a autarca socialista, a freguesia preparou um programa para que o tema do encontro possa ser debatida em “diversas perspectivas”.

O programa do primeiro dia (sexta-feira) prevê visitas a várias unidades industriais do concelho da Figueira da Foz, reuniões de trabalho, uma conferência a cargo da associação ambientalista Quercus, bem como uma sessão de troca de experiências entre os participantes. Culminará com uma noite gastronómica no Centro Paroquial de Samuel, animada pelo Grupo Musical de Brunhós.

O segundo dia de trabalhos prevê a realização de workshops, uma visita a Coimbra, um porto de honra na Câmara de Soure, encerrando com uma jantar e arraiar popular, também no Centro Paroquial local.

O domingo será destinado ao convívio entre os participantes e as respectivas famílias de acolhimento, culminando com um jantar de despedida no Pavilhão Municipal da Encosta do Sol, onde actuará a Orquestra de Vila Nova de Anços.

O encontro encerrará na segunda-feira, dia 29, com a discussão e conclusão dos trabalhos.

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: