Pedrógão Grande viveu “dia muito especial” ao homenagear personalidades do concelho

Dia Concelho Ped GrandeNas palavras do presidente da Câmara Municipal, João Marques, Pedrógão Grande viveu ontem um “dia muito especial” ao comemorar o Dia do Concelho. Uma cerimónia, presidida pelo secretário de Estado do Emprego e que serviu para distinguir os melhores alunos e condecorar instituições e personalidades.

Tendo em conta o seu último mandato, o edil social-democrata afirmou que o que fez pelo concelho foi feito “com muito gosto, muito empenhamento e vontade, mas sem esforço” já que fez “com amor e o amor não cansa nem satura”.

“Com certeza que falhei e alguns insucessos ensombram o meu percurso”, disse, referindo que tal deveu-se “apenas ao facto de não saber mais, de não saber como resolvê-los, de não ter conseguido reunir as ferramentas financeiras ou conhecimentos necessários para os evitar”.

Antes, João Marques fez uma alusão ao Poder Local como aquele que “contribuiu decisivamente para a melhoria substancial da qualidade de vida dos portugueses”. Porém, na sua opinião, os concelhos do Interior “têm sofrido um processo de erosão social e de despovoamento que tem como consequência a sua própria viabilidade e sustentabilidade”.

Daí que considere “fundamental” que as administrações central e local “dêem as mãos e em conjunto encontrem as estratégias e os instrumentos necessários à inversão da situação”.

“Estes concelhos têm qualidade de vida, mas mesmo assim não se conseguiu estancar esta sangria que é o despovoamento”, afirma, frisando que “algo falhou neste paradigma”. “É necessário, sem dúvida, diagnosticar as causas deste insucesso e construir novas abordagens, novas estratégias que permitam captar investimento produtivo e fixar as pessoas”, realçou.

Por outro lado, o edil considerou tratar-se de um “dia muito especial” por o Município atribuir, mais uma vez, o prémio autárquico aos melhores alunos. “Àqueles que irão continuar Pedrógão, àqueles que tomarão no futuro os destinos do nosso concelho, quiçá, do nosso país”, considerou.

Também um “dia muito especial” por serem condecorados “alguns pedroguenses” que “com a sua generosidade, o seu altruísmo e filantropia, com o seu talento e trabalho, muito contribuíram para o engrandecimento e afirmação do concelho”.

Depois do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Pedro Saraiva, ter destacado João Marques como “um grande autarca” e de deixar um “reconhecimento” pelo “enorme trabalho” que desenvolveu em Pedrógão Grande, o secretário de Estado do Emprego, Pedro Roque, que ao final da tarde cessou funções, considerou que naquela região “há um conjunto de condições” que lhe garantem “um bom futuro”, designadamente ao nível do “potencial turístico”.

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: