Abiul revive tradição taurina com as seculares festas do bodo

touradaCumprindo a tradição secular, a freguesia de Abiul vai festejar, no próximo fim-de-semana, o tradicional Bodo, e com ele promover o festival taurino naquela que é considerada como a Praça de Touros mais antiga do país.

Com uma tradição que remonta aos tempos dos duques de Aveiro que, na praça de Abiul construíram o seu palanque, as touradas abiulenses têm-se realizado ao longo dos séculos. O local da tourada hoje é outro. Da praça velha, passou-se para uma praça em madeira e nas últimas décadas Abiul adquiriu a única arena de touros do concelho, sucessivamente requalificada.

O primeiro espectáculo tem início previsto para as 18:30 horas de sábado, 2 de Agosto. Seis touros com ferro da ganadaria “Vinhas”, serão lidados pelos cavaleiros João Moura, Manuel T. Bastos e Marcos T. Bastinhas.

As pegas estarão a cargo dos grupos forcados amadores do Aposento da Moita e de Caldas da Rainha, capitaneados por José Pires Costa e Nuno Vinhais, respectivamente. O espectáculo será abrilhantado pela Banda do Centro Cultural Azambujense.

No dia seguinte, pelas 19 horas, será a vez da Praça de Touros de Abiul acolher outros nomes conceituados da tauromaquia, os cavaleiros Rui Fernandes e João Moura Caetano que, juntamente com o matador Ivan Garcia, irão lidar seis touros da ganadaria “Herdeiros Dr. Brito Paes”.

As tradicionais pegas serão protagonizadas pelo grupo de forcados amadores de Vila Franca de Xira liderado pelo cabo Ricardo Castelo.

A abrilhantar a corrida estará a banda da Associação Filarmónica da Nazaré.

Por sua vez, no dia 14, a partir das 22 horas, a Junta de Freguesia de Abiul voltará a abrir as portas da Praça de Touros para receber a tradicional corrida à portuguesa.

Pela arena passarão seis touros da ganadaria Francisco Romão Tenório, que serão lidados pelos cavaleiros Rui Salvador, Luis Rouxinol e João Moura Jr. As pegas estarão a cargo dos forcados de Santarém e Chamusca, capitaneados pelos cabos Diogo Sepúlveda e Nuno Marques.

Na corrida, abrilhantada pela banda da Sociedade Artística e Musical dos Pousos, estarão em disputa os troféus para a melhor lide e para a melhor pega.

À tourada de Abiul relaciona-se de imediato as Festas do Bodo em honra de Nossa Senhora das Neves surgidas, segundo reza a tradição, na sequência da peste que atingiu a região em 1561. Uma tradição que ainda hoje atrai àquela freguesia serrana do concelho de Pombal muitos forasteiros no primeiro fim-de-semana de Agosto.

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

4 Responses to Abiul revive tradição taurina com as seculares festas do bodo

  1. Abiúl tem mais says:

    A “tradição” é um reles conforto dos homens e das mulheres sanguinárias que aplaudem o sofrimento de outros seres!!!

  2. Leandro Santos Moura says:

    Eu sou fã das Corridas de touros de Abiul porque sou aficionado à festa brava e porque é também a praça mais antiga do pais simplesmente acho que 3 corridas por ano em Abiul é pouco, acho que a freguesia de Abiul deveria fazer por ano 5 corridas, clark n tinham que ser todas em agosto. Faziam 1 corrida em Julho, as habituais corridas de Agosto e 1 corrida em Setembro.
    De resto, continuem como estão, porque tão bem.

  3. Tourada = barbaridade says:

    ” E porque gosto de ver sangue, e porque gosto de ver animais a morrer em público, e também gosto de bife tártaro!… enfim você é um verdadeiro bárbaro

    • J. Carvalho says:

      Sofrimento é ver alguns comentários de pseudo defensores dos animais. Que de defesa não tem nada, mas fica bem bem, é moderno pensam vocês! O que é que sabem da festa, das gentes envolvidas, dos meios que se movimentam?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: