Rui Rocha insiste numa estratégia para territórios de baixa densidade

Festas AnsiaoO presidente da Câmara de Ansião reafirmou, sexta-feira, a necessidade de uma “estratégia nacional para territórios de baixa densidade demográfica”. A mensagem foi transmitida à secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e Igualdade, Teresa Morais, na sessão solene de aberturas das Festas do Concelho.

O autarca social-democrata referiu tratar-se de uma “preocupação” de toda aquela região de “entrada no Pinhal Interior Norte”, que tem “lutado com muita energia e motivação contra as adversidades e vencido alguns dos desafios que se apresentam aos territórios de baixa densidade demográfica, pela igualdade de oportunidades e equidade de prestação de serviços para os nossos concidadãos”.

No entender de Rui Rocha, o Governo “deveria equacionar um conjunto de medidas de discriminação positiva que em primeira instância sejam impulsionadoras de captação de investimento”, como por exemplo “apoios à contratação e benefícios fiscais para instalação ou deslocalização de empresas” pois “é urgente encontrar formas de captação de pessoas para estes territórios”. “Até porque hoje dispomos de um nível de infra-estruturas de grande qualidade, contrariamente aos problemas crescentes dos centros urbanos, designadamente sociais e de marginalidade”, disse.

Ou ainda, como referiu Rui Rocha, “ter uma atitude diferenciadora nas várias reformas que são necessárias fazer”. “Ter na Justiça, nas Finanças, na Segurança Social, na Saúde, uma estratégia concertada e transversal entre os vários ministérios” de forma a “não contribuir para acelerar o abandono e desertificação desses territórios” esperando que o Governo “consiga articular a alteração da presença do Estado nos territórios sem penalizar a coesão e o serviço às populações”.

Aproveitando aquela sessão solene, o Município distinguiu os antigos autarcas Higino Rodrigues e Manuel Júlio Marques com Medalhas de Honra Ouro. Dois primeiros presidentes de Câmara Municipal de Ansião, eleitos, que antecederam a Fernando Marques, distinguido o ano passado com a mesma medalha.

Rui Rocha recordou os “anos de descoberta, onde os municípios não dispunham de grandes meios ou recursos e onde as transferências do Estado Central eram escassas” para afirmar que os ex-autarcas merecem o “maior reconhecimento e agradecimento pela sua disponibilidade, empenho e afinco, com que iniciaram a afirmação do Poder Local em Portugal”.

Por sua vez, o antigo secretário da Assembleia Municipal, Leonel Santos, falecido em Janeiro de 2012, foi distinguido com a Medalha de Mérito Grau Ouro.

Município elabora Plano de Igualdade

O Município de Ansião vai elaborar um Plano para a Igualdade, no âmbito da sua adesão à rede de apoio às vítimas de violência doméstica. Segundo Rui Rocha, a iniciativa prevê a realização de um diagnóstico concelhio, fóruns de discussão e diversas acções de sensibilização e formação abertas à comunidade”.

A secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade optou por fazer um resumo do trabalho realizado pelo seu gabinete, tendo as áreas da violência doméstica e da igualdade de género como principais bandeiras. “Um trabalho revelador do esforço feito na luta, sem tréguas, contra as vítimas de violência doméstica”, disse Teresa Morais.

 

 

 

Anúncios

Sobre factualidades
Noticias sobre temas e factos da actualidade

One Response to Rui Rocha insiste numa estratégia para territórios de baixa densidade

  1. João Forte says:

    A estratégia já existe, o problema é que se continua a insistir em versões estereotipadas de desenvolvimento para toda uma região com particularidades evidentes. Em vez de se centrar nessas mesmas particularidades, tornando-as o alicerce da “casa”, insiste-se na receita do costume, a qual já deu provas de não resultar. Além disso, continua a insistir-se que aqueles que não concordam com esta receita do costume, esses é que estão errados.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: